A admiração por algumas obras arquitetônicas ultrapassa fronteiras e se difunde ao redor do mundo. São diversos os edifícios que impressionam por sua história ou sua expressão artística e se tornam atrações culturais e turísticas. Confira a seguir 10 incríveis construções para conhecer e acrescentar como destino à sua próxima viagem!
Museu Solomon R. Guggenheim – Nova York, Estados Unidos
Foi projetado por Frank Lloyd Wright em 1956 e é um grande exemplar do movimento neoexpressionista. Apresenta um amplo espaço interno, repleto de rampas, e recebe luz natural pela cúpula que fica na cobertura do edifício.
Museu Guggenheim – Bilbao, Espanha
Projetado por Frank Gehry em 1992, possui formas que parecem desafiar a lógica. O edifício encanta os visitantes e admiradores com as folhas de metal de sua fachada, que remetem a uma embarcação ancorada, e com seu volume irregular e fragmentado.
Terminal Aeroporto John F. Kennedy – Nova York, Estados Unidos
Projetado por Eero Saarinen em 1962, o terminal possui um estilo futurista e emprega curvas tanto em seus interiores quanto em seus exteriores, buscando criar espaços bem integrados e fluidos. Sua forma de asa remete ao voo de uma gaivota.
Ópera de Sydney – Sydney, Austrália
A Ópera de Sydney foi projetada em 1959 e seu design foi bastante inovador para o século XX. É considerada uma das obras arquitetônicas mais famosas da atualidade e se tornou um símbolo da Austrália. Seu edifício é composto por três conchas interligadas, que servem de cobertura para as instalações.
The Shard – Londres, Inglaterra
The Shard é um imponente arranha-céu de 309 metros de altura projetado por Renzo Piano em 2009. Com uso corporativo, comercial, residencial e hoteleiro, o edifício foi feito em aço e vidro, possui formato piramidal e se destaca na paisagem urbana de Londres por seu estilo singular e eclético.
Museu de Arte de São Paulo (MASP) – São Paulo, Brasil
Projetado por Lina Bo Bardi em 1957, o MASP é o primeiro museu moderno brasileiro. De estilo simples, impressiona por seu grande vão livre, que à época de sua construção era o maior do mundo. Atualmente reúne mais de 11 mil obras de arte de diversos períodos.
Hotel Unique – São Paulo, Brasil
Inaugurado em 2002 e assinado por Ruy Ohtake, o Hotel Unique foi construído em um formato de barco, com concreto e fachada em vidro. Suas curvas e seu visual deslumbrante, elegante e contemporâneo o tornaram uma das obras arquitetônicas mais emblemáticas de São Paulo.
Museu do Amanhã – Rio de Janeiro, Brasil
Projetado por Santiago Calatrava e inaugurado em 2015, o Museu do Amanhã tem como conceito a integração à paisagem da zona portuária do Rio de Janeiro, na Baía de Guanabara. Ele fica circundado por espelhos-d’água e estende-se pelo cais com sua forma longilínea, cuja inspiração foram as bromélias do Jardim Botânico da cidade.
Ópera de Arame – Curitiba, Brasil
O responsável pelo projeto foi o arquiteto Domingos Bongestabs e sua inauguração ocorreu em 1992. A Ópera de Arame tornou-se um dos pontos turísticos mais conhecidos de Curitiba, e sua imponência e delicadeza chamam a atenção de todos que a visitam.
Museu de Arte Contemporânea (MAC) –– Niterói, Brasil
Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1996, o MAC se destaca por suas linhas curvas e sua estrutura futurista, em forma de disco. Abriga uma coleção de obras de arte moderna e contemporânea e oferece uma incrível vista panorâmica da Baía de Guanabara, integrando harmoniosamente sua arquitetura com a paisagem natural.