A sala de estar é um dos principais cômodos da casa, local para assistir à televisão com a família e receber a visita dos amigos. Para que esse ambiente seja ainda mais aconchegante e todos possam interagir com conforto, separamos algumas dicas valiosas de decoração, confira!
Aproveite os espaços da sala
A regra-chave para a decoração da sala de estar é a fluidez. Organize os móveis de modo a ter um bom aproveitamento do espaço e também acolhimento. Para isso, antes de comprar móveis novos, por exemplo, tenha em mãos as medidas do ambiente. O objetivo é respeitar as proporções do cômodo.
O mesmo vale para o painel da televisão e o aparelho em si. Considere o tamanho do ambiente e a distância entre a TV e o sofá, de forma que a imagem fique confortavelmente dentro do campo de visão de quem assiste. Também leve em conta a iluminação da sala da estar, evitando reflexos na tela.
Defina um estilo de decoração
Definir uma tendência de decoração para a sala ajuda a ter mais equilíbrio entre as peças. Analise qual estilo combina mais com sua personalidade e busque referências. Atualmente, há diversas opções elegantes, como uma decoração minimalista, vintage, clean, colorida ou bohemian, entre outras.
Cores claras ampliam o ambiente
As cores oferecem uma gama de possibilidades para a decoração da sala de estar. Usar tons claros nas paredes e nos móveis gera sensação de amplitude, enquanto tons escuros parecem dar profundidade se acrescentados em locais estratégicos. Uma combinação interessante é manter tons neutros nos móveis e paredes, apostando em itens decorativos com cores vibrantes.
Invista em assentos extras na sala de estar
Como a sua sala de estar será o local para receber amigos e familiares, é interessante ter mais assentos além do sofá. Poltronas são uma opção aconchegante e ajudam a compor a decoração do ambiente. Também é válido ter pufes, que são peças versáteis e funcionais para receber as visitas. Eles são fáceis de armazenar e podem ter outras utilidades, como mesa de centro, mesa de cabeceira e porta-objetos.
Que tal colocar essas dicas em prática e renovar a sua sala de estar?