Dentro de alguns anos, a cidade de Estocolmo, capital da Suécia, irá abrigar o maior empreendimento urbano em madeira do mundo! O projeto da Atrium Ljungberg, chamado Stockholm Wood City, tem o início das obras previsto para 2025, e a entrega dos primeiros edifícios deve ocorrer em 2027.
Localizado ao sul da cidade, no bairro Sickla, o projeto sustentável contará com 250 mil metros quadrados, distribuídos entre duas mil residências e sete mil espaços comerciais! O objetivo é criar um ambiente dinâmico mesclando trabalho, residências e comunidade. O foco dos espaços de escritórios é solucionar a falta de locais de trabalho e reduzir o tempo de deslocamento. Além disso, pretende-se que as pessoas que ali morem e trabalhem possam participar do desenvolvimento e futuro do complexo.
Leia também: Arquitetura slow: construções para o bem-estar
A escolha da madeira no projeto se deve aos diversos benefícios ao meio ambiente, à saúde humana e ao bem-estar. Estruturas de madeira podem armazenar dióxido de carbono, oferecem qualidade de ar superior, reduzem o estresse e contribuem para a produtividade. Além da escolha pela madeira, o investimento em técnicas eficientes no uso de recursos permitirá que a energia seja autoproduzida, armazenada e compartilhada.
Entre os interesses da Atrium Ljungberg está iniciar uma onda de inovação no setor imobiliário e de planejamento urbano. De maneira semelhante ao Stockholm Wood City, o escritório de arquitetura Henning Larsen anunciou em Copenhague uma proposta para um bairro todo de madeira. Ambos os projetos transformam a compreensão da vida no meio urbano e demonstram a aderência aos novos princípios sustentáveis.