Com a tendência da mobilidade consciente, o mercado de veículos elétricos ganha espaço no Brasil como uma alternativa sustentável. Estima-se que, até 2035, o país terá em torno de 5,5 milhões de carros elétricos em circulação, o que deve significar uma importante redução da emissão de poluentes. Confira mais a seguir.
Indústria sustentável
Durante a COP26, conferência da ONU sobre as mudanças climáticas realizada em 2021, 30 países e 6 fabricantes de automóveis firmaram o compromisso de eliminar a produção de veículos a combustão a partir de 2035.
O incentivo de órgãos internacionais ao mercado de carros elétricos visa amenizar as mudanças climáticas. No Brasil, a rapidez com que esse setor cresce já chama a atenção de investidores e da população.
Redução das emissões de poluentes
A substituição dos automóveis tradicionais por carros elétricos pode levar a uma queda expressiva dos impactos ambientais. Uma pesquisa realizada pelo portal americano Bike Advisor, especializado em ciclismo, aponta que uma diminuição de 8% na circulação de carros a combustão nos Estados Unidos poderia evitar a emissão de até 44 mil toneladas métricas de CO2 ao dia. Já se metade da população americana utilizasse carros elétricos, a quantidade de CO2 emitida cairia em até 273 mil toneladas métricas ao dia.
Essas estimativas vão ao encontro da pauta internacional de Emissão Zero – quando o volume de gases emitidos por atividades humanas entra em equilíbrio com a remoção dos gases da atmosfera, evitando, por exemplo, a concentração de gases do efeito estufa.
Metas de sustentabilidade
A perspectiva de que o Brasil alcance uma frota de 5,5 milhões de carros elétricos até 2035 também é um passo do país em direção ao cumprimento das metas de sustentabilidade propostas pelo Acordo de Paris, assinado em 2015 pela União Europeia e 193 países, entre os quais está o Brasil.
Entre as ações propostas está o fomento a meios de transporte e mobilidade com baixa emissão de carbono, como os veículos elétricos. No âmbito da construção civil, a implementação de novas medidas também caminha nessa direção.
Os empreendimentos da CIMA incorporam diferenciais como o incentivo à mobilidade sustentável e oferecem ambientes construídos em sintonia com o meio ambiente. Acesse o site e conheça nossos imóveis!