Preservar o planeta e os recursos naturais tornou-se uma prioridade em vários âmbitos da sociedade. Nesse sentido, os carros elétricos ganham espaço no Brasil como uma alternativa para reduzir a emissão de poluentes e os impactos ao meio ambiente.
O aumento da adesão a veículos elétricos no País segue uma tendência internacional: durante a COP26, conferência da ONU sobre mudanças climáticas que ocorreu em novembro do ano passado, 30 países e 6 fabricantes firmaram um compromisso de eliminar os veículos a combustão a partir de 2035.
Hábitos sustentáveis para preservar a natureza
A decisão visa amenizar as mudanças climáticas e acelerar a produção de modelos completamente elétricos. Na Europa, as vendas de veículos elétricos já representam 10% da cota de mercado, com novos modelos alinhados às especificações do acordo firmado.
Carros elétricos no Brasil
No Brasil, seguindo as novidades das montadoras europeias, os carros elétricos estão aos poucos ganhando espaço ao lado dos modelos tradicionais. Porém, devido ao custo mais elevado, os automóveis híbridos e elétricos têm conquistado especialmente os compradores de veículos de luxo. Conheça alguns dos principais modelos atuais da categoria:
Jaguar I-Pace
O carro elétrico esportivo da Jaguar possui um interior tecnológico e sofisticado, bem como a maior autonomia do mercado nacional, são 470 quilômetros. Além disso, seu motor de 400 cavalos permite fazer de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos.
JAC IEV330P
A primeira picape elétrica do mundo se destaca pelo menor custo de manutenção se comparada a modelos a combustão como a Amarok e a Hilux. O veículo da JAC Motors possui autonomia de 320 quilômetros e conta com 150 cavalos de potência.
BMW I3
O modelo hatch da BMW foi o primeiro carro elétrico a ser lançado no Brasil. Com autonomia de 290 quilômetros, ele também possui como diferencial os acabamentos do painel e das portas em madeira reciclada e fibras de coco.
Nissan Leaf
Em sua segunda geração, o Nissan Leaf é uma opção mais barata do que os outros carros elétricos da lista. O modelo possui um porta-malas de 435 litros e faróis adaptáveis à luz, pensados para economizar energia. A autonomia do Nissan Leaf é de 300 quilômetros.
Leia mais: Lançamentos de carros de luxo no Brasil