A tecnologia de fechaduras eletrônicas oferece mais segurança para sua casa. Com ampla variedade de modelos no mercado brasileiro, o dispositivo dispensa o uso de chaves e pode operar até mesmo com o celular. Saiba mais a seguir.
As fechaduras eletrônicas são uma solução para quem busca mais comodidade, pois o dispositivo funciona a partir de autenticação eletrônica, e dependendo do modelo, a porta pode ser destravada por biometria, senha numérica, sensor com identificação ou aplicativo.
Como é o mecanismo da fechadura eletrônica?
Embora dispensem a chave, esses equipamentos são projetados praticamente como uma fechadura comum: a lingueta avança no batente. Porém, enquanto nas versões comuns o miolo é movimentado pela chave, na versão eletrônica a ativação é automática.
Atualmente, existe grande variação nos modelos disponíveis e nos comandos para destrave da porta. Em alguns casos, é possível optar entre diferentes fatores de abertura, como biometria ou senha, por exemplo, o que faz a entrada na residência ainda mais prática.
Com as fechaduras eletrônicas, é o morador que define quem consegue abrir a porta, e mesmo que o mecanismo seja forçado, não é possível destravá-lo. Por incorporarem tecnologias modernas, esses modelos têm um valor em geral maior que o das fechaduras tradicionais.
As fechaduras eletrônicas residenciais têm um funcionamento autônomo, são alimentadas por pilhas ou baterias e não dependem de controles externos para a autenticação das senhas. Para efeito de comparação, nos modelos encontrados em hotéis a abertura depende de cartões. Já nas portas de condomínios e comércios em que a abertura é feita com tags, é necessária uma conexão com a rede elétrica e o fechamento é feito por ímãs.
A fechadura pode ficar sem energia?
Uma preocupação de quem considera adquirir esse modelo de fechadura é se existe a possibilidade de não conseguir destravar a porta caso acabe a energia ou a carga do dispositivo. Para evitar uma situação assim, as fechaduras inteligentes mostram um aviso quando a bateria está acabando, dando tempo para que seja trocada.
Também é possível utilizar métodos de carregamento alternativos para alimentar a fechadura o suficiente para destravá-la. Alguns fabricantes disponibilizam baterias externas com esse propósito, e alguns modelos contam com fontes de energia próprias.
As fechaduras eletrônicas já são utilizadas principalmente em casas e empreendimentos de alto padrão, garantindo mais conforto e segurança para os moradores.
Leia também: Conheça a história da Cima Empreendimentos
Leandro Uebel diz:
Tem como travar a porta do lado de dentro sem que uma pessoa de dentro não consiga abrir( caso com pessoas com halseimer)?
Cima Empreendimentos diz:
Olá, Leandro. Isso depende de modelo para modelo, há alguns que permitem sim a saída sem a precisão de senha, enquanto há outros que necessáriamente precisam da senha ou do destravamento por meio de algum botão que é instalado próximo a porta.