Conforto acústico: como manter o imóvel silencioso

Além do Imaginado uma mulher está no sofá olhando em direção a janela

Morar em um apartamento tem muitas vantagens, como praticidade e segurança. Porém, o ruído que chega dos vizinhos e da rua pode ser um incômodo, pela própria estrutura construtiva. No texto de hoje, conheça algumas soluções que ajudam a minimizar o barulho e garantir conforto acústico.

Janelas e portas bem vedadas

Existem no mercado modelos de janelas próprios para diminuir o ruído externo. Eles contam com vidros duplos insulados, que possuem uma camada de ar entre as folhas, além de fechamento que isola o ambiente. Caso o seu apartamento não tenha janelas com essa tecnologia, é possível instalar fitas para a vedação, que reduzem significativamente a entrada de som.

Nas portas, a propagação de ruído pode acontecer por conta de sua estrutura oca. Uma solução mais efetiva nesses casos é substituir a porta por modelos de madeira maciça, ou reforçar a espessura acrescentando uma folha de MDF. Calços de borracha junto ao batente também funcionam como um elemento extra na vedação. 

Estrutura antirruído

A ressonância dos sons pode ser amenizada com a própria decoração dos ambientes. Os tecidos são uma ótima solução, por isso, acrescentar tapetes e cortinas grossas aumenta o conforto nesse sentido. Pendurar quadros ou instalar papéis de parede é outra forma de atenuar os ruídos. Nos dormitórios, as cabeceiras acolchoadas também absorvem boa parte do som, proporcionando noites mais tranquilas.

Pensando em uma estratégia mais efetiva, é possível reforçar as paredes com mantas acústicas ou drywalls, que possivelmente irão requerer uma reforma para a aplicação. Em relação ao piso, os materiais frios, como porcelanatos, tendem a provocar eco se não houver mantas acústicas instaladas no contrapiso. Revestimentos como pisos vinílicos ou de madeira são os mais indicados considerando o isolamento de sons.

Conforto acústico nos imóveis CIMA

A CIMA Empreendimentos investe em materiais tecnológicos que asseguram o conforto acústico em seus residenciais. As mantas acústicas entre os andares, por exemplo, permitem que os moradores tenham mais privacidade, sossego e, consequentemente, mais qualidade de vida.

Com empreendimentos em vários estados do Brasil, a CIMA projeta espaços funcionais e aconchegantes, aliando design contemporâneo e tradição no mercado. Além disso, busca sempre as melhores soluções de engenharia para os moradores. Acesse o site e conheça os nossos residenciais.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.