Em setembro, acontece a campanha de prevenção contra o suicídio, conhecida como Setembro Amarelo. A conscientização sobre o tema na CIMA Empreendimentos acontece durante esse mês para relembrar aos colaboradores a importância de cuidar da saúde mental, reforçando nosso compromisso em promover um ambiente de trabalho saudável. Conheça melhor a iniciativa.
O que é o Setembro Amarelo?
O Setembro Amarelo é uma campanha idealizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). O intuito é a prevenção do suicídio, levando conhecimento para a população a respeito dessa questão que atinge muitos brasileiros.
De acordo com a pesquisa mais recente feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, e estima-se que esse número alcance 1 milhão de casos considerando os que não foram notificados. Apenas no Brasil, os registros indicam que, em média, 38 pessoas são vítimas de suicídio diariamente.
Converse sobre o Setembro Amarelo
Diante dos dados alarmantes, é necessário que a população atue na conscientização da prevenção do suicídio. O Setembro Amarelo é uma proposta para instruir as pessoas a falar sobre o assunto, incentivando os que estão passando por momentos difíceis e de crise a buscar ajuda.
Conversar sobre as dificuldades é muito importante para sair de situações de crise. O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma organização sem fins lucrativos que oferece apoio emocional em prol da prevenção do suicídio e atende voluntariamente todas as pessoas que desejam conversar por telefone (188), e-mail ou chat.
Hábitos para cuidar da saúde mental
O cuidado com a saúde mental é importante para prevenir ou amenizar sintomas de doenças como a depressão. Para isso, é indicado manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos – o que aumenta os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao bem-estar e à redução do estresse. Além disso, reserve um momento para atividades que tragam prazer, como leitura, jardinagem, esportes ou música, isto é, práticas que podem elevar a sensação de satisfação.
Leia também: Qualidade de vida: fatores que influenciam no bem-estar
Manter o vínculo com pessoas de confiança contribui positivamente para a saúde mental. Assim, busque relacionamentos saudáveis, que ofereçam acolhimento em momentos de dificuldade. Além disso, praticar um hobby é outra maneira de ter mais qualidade de vida.
Em muitos casos, é necessário buscar ajuda profissional. Embora isso seja um tabu para algumas pessoas, o tratamento com o psicólogo e com o psiquiatra é um auxílio externo que conduz à melhora. Eles possuem conhecimento, estratégias e protocolos que visam o cuidado com a saúde.
A CIMA Empreendimentos apoia o Setembro Amarelo
A CIMA Empreendimentos apoia esta causa fazendo a conscientização sobre a campanha Setembro Amarelo aos colaboradores, reforçando a importância de falar sobre suicídio e incentivando os cuidados com a saúde mental.
Valorize a vida!