Qualidade de vida: fatores que influenciam no bem-estar

Sonhar é Viver homem sorrindo, deitado em um sofá

Ter uma boa qualidade de vida é essencial. Para isso, a chave é manter o equilíbrio entre a saúde, a satisfação pessoal, o trabalho e os relacionamentos. Deixar algum desses fatores de lado pode impactar diretamente seu bem-estar físico e mental.

Alguns estudos afirmam que a qualidade de vida é a percepção da pessoa sobre vários aspectos da sua vivência, os quais se refletem na saúde e no bem-estar. Nesse sentido, fazer uma análise do momento é interessante para entender para onde estamos direcionando a energia e analisar como é possível ter mais equilíbrio entre as diferentes demandas. Veja alguns fatores que afetam negativamente a qualidade de vida.

Estresse

A vida hoje exige uma rotina bastante acelerada, aumentando a sensação de que é preciso preencher o dia com o maior número possível de atividades. Com isso, a ansiedade e a frustração por não conseguir atingir expectativas muito altas acarretam um aumento nos níveis de estresse. Em longo prazo, esse desgaste pode ter consequências graves na saúde e nos relacionamentos com as pessoas próximas. Portanto, estabeleça uma rotina com demandas realistas, que possam ser cumpridas.

Excesso de trabalho

Em muitos casos, a pressão corporativa pelo aumento da produtividade e pelo crescimento profissional pode ultrapassar o limite daquilo que é considerado saudável. De fato, jornadas de trabalho extenuantes, que não permitem o devido descanso, tendem a gerar problemas de saúde com o tempo. Analise se essa área da sua vida está sendo fonte de muito cansaço, irritabilidade e ansiedade, e busque desacelerar. Isso é benéfico não apenas para a saúde, mas permite também realizar as tarefas com melhor desempenho.

Negligência com a saúde

Ter uma alimentação inadequada, especialmente quando associada a uma vida sedentária, acarreta em ganho excessivo de peso e pode ser a raiz de doenças graves no futuro. Por isso, se necessário, considere melhorar seus hábitos alimentares e integrar à rotina a prática regular de exercícios físicos.

Falta de sono

Para que o corpo possa recuperar as energias para o dia seguinte, são recomendadas cerca de oito horas de sono por noite. Privar-se de descanso ou ter horários irregulares para deitar pode impactar processos importantes do corpo humano, prejudicando a memória e a imunidade e até mesmo favorecendo o ganho de peso. Para ter uma noite de sono restauradora, evite utilizar aparelhos eletrônicos pouco antes de dormir e faça uma refeição leve algumas horas antes.

Esses são alguns fatores aos quais precisamos estar atentos para ter uma vida mais feliz. Reservar tempo para descansar em casa e estar próximo de amigos e familiares também é uma maneira de ter mais bem-estar e tranquilidade para seguir a rotina.

Para mais dicas sobre qualidade de vida, acompanhe a Cima Empreendimentos no Facebook.

Leia mais: Confira dicas para melhorar a sua qualidade de vida

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.