Atualmente, novas iniciativas têm surgido no mundo todo com o objetivo de reduzir o uso de recursos naturais e os impactos ao meio ambiente. Um exemplo é o plano das cidades de Toronto e Ontário, no Canadá. Em busca de melhorar o trânsito e diminuir os níveis de poluição, o governo desses locais está substituindo veículos de transporte tradicionais, como vans e caminhões, por bicicletas elétricas. Saiba mais a seguir.
Esse projeto-piloto visa reduzir a circulação de veículos comerciais em cidades canadenses como Toronto, onde o transporte de mercadorias representa 36% das emissões de poluentes. Além das bicicletas elétricas, será possível encontrar pela cidade pequenos containers para despacho e retirada de encomendas.
Soluções para reduzir a emissão de poluentes
Diminuir a poluição urbana é um tema de enorme importância e atrai a atenção de pesquisadores em busca de inovações para mudar o cenário atual. Estima-se que, em 2020, o setor de transporte tenha representado 20% da emissão mundial de CO2. Assim, meios alternativos de transporte começam a ser prioridade em grandes cidades.
As iniciativas adotadas no Canadá vêm na esteira de tendências globais: para melhorar o panorama no planeta, 30 países firmaram o compromisso – durante a conferência COP26, da ONU – de retirar de circulação os veículos a combustão até 2035.
Leia também: Carros elétricos ganham espaço no Brasil
Bicicletas elétricas são uma alternativa sustentável
As bicicletas elétricas são consideradas, junto a outras alternativas, o futuro da mobilidade urbana. Elas têm ganhado popularidade por serem uma forma sustentável de locomoção, além de práticas e econômicas. A esperança é que as e-bikes ganhem ainda mais aderência entre os brasileiros, pois além das vantagens ambientais, o ciclismo é benéfico para a saúde.
A CIMA Empreendimentos adota ações sustentáveis em suas construções, reduzindo os impactos ambientais e valorizando as áreas verdes dentro e no entorno dos seus residenciais.