Andar de bicicleta: benefícios para a saúde

Sonhar é Viver Motivos para andar de bicicleta

Adotar uma rotina saudável é essencial para quem busca mais qualidade de vida. E entre as práticas comuns, o ciclismo é uma das que mais oferecem benefícios para a saúde, além de ser uma forma agradável e sustentável de locomoção. Confira alguns motivos para andar de bicicleta.

Melhora a saúde

Andar de bicicleta com frequência aumenta a resistência física, tonifica os músculos e acelera o metabolismo. Em longo prazo, esse exercício pode ainda prevenir problemas cardíacos, pois melhora a circulação sanguínea. Além disso, o ciclismo é uma prática indicada para quem busca regular ou perder peso.

Proporciona bem-estar

As vantagens de andar de bicicleta também abrangem a saúde mental. Especialistas afirmam que o exercício influencia, por exemplo, na liberação de endorfina, substância que potencializa a sensação de bem-estar e reduz os sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Outro ponto positivo de aderir ao ciclismo é trabalhar o equilíbrio e a coordenação, que podem beneficiar outras tarefas do cotidiano.

Transporte sustentável

Benefícios da bicicleta para a saúde

Diferentemente de outras atividades físicas, andar de bicicleta pode ser também um meio de locomoção. Essa, inclusive, é uma alternativa interessante para quem busca introduzir um hábito saudável na rotina mesmo sem tempo para se exercitar. Assim, se possível, troque o carro ou o transporte público pela bicicleta, que é um meio de transporte não poluente e tem um custo muito baixo de manutenção.

Como inserir o ciclismo na rotina

Se você deseja começar a pedalar, é interessante ir aos poucos, de preferência escolhendo percursos curtos e bem pavimentados. Quando estiver mais habituado, você pode aumentar o tempo do exercício e buscar trajetos mais desafiadores. O ideal é investir em uma bicicleta leve e confortável, bem como em itens de segurança como capacete, luvas e joelheiras.

Leia mais: Práticas para ter mais bem-estar no dia a dia

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.