O uso de materiais orgânicos vem ganhando espaço nos ambientes internos por gerar fluidez no cômodo e oferecer um aspecto ao mesmo tempo rústico e elegante. Para aproveitar esse conceito na sua casa, veja como utilizar fibras naturais na decoração.
Já comuns nos ambientes externos, as tramas naturais são hoje cada vez mais valorizadas dentro das residências, por proporcionarem sensação de acolhimento e conforto, princípios muito buscados nas estéticas atuais.
Quais são as fibras naturais?
Além de serem alternativas sustentáveis e de valorizarem o processo de fabricação artesanal, as fibras naturais podem ser trançadas de diferentes formas para criar lindas peças de decoração. Alguns materiais orgânicos em alta são:
- Sisal
- Vime
- Palha
- Rattan
- Bambu
- Linho
- Cânhamo
Leia também: Neuroarquitetura e sua influência no bem-estar
Onde usar fibras naturais?
Móveis
As fibras naturais oferecem sensação de bem-estar e tranquilidade a qualquer ambiente. Entre os móveis que utilizam esses materiais, é possível encontrar sofás, poltronas, mesas de centro e cadeiras, agregando leveza à decoração.
Acessórios
Os tapetes de sisal são um clássico entre os acessórios decorativos. Conhecidos por serem duradouros e fáceis de limpar, eles ficam lindos em diferentes cômodos. As fibras naturais também podem ser utilizadas em almofadas, cortinas, cestos, cachepôs e luminárias, que agregam mais personalidade ao espaço e uma iluminação indireta.
Revestimentos
O aspecto rústico das fibras naturais também pode aparecer em revestimentos, que imitam os materiais orgânicos. Assim, em designs mais modernos, é possível encontrar paredes e azulejos que remetem às cores e texturas das fibras naturais para compor uma estética convidativa.
Acompanhe o Instagram da CIMA Empreendimentos para mais inspirações de decoração e arquitetura.