Iluminação inteligente: conheça essa tendência

Além do Imaginado Mulher controlando iluminação via tablet

Luzes adequadas são essenciais para dar o devido destaque aos ambientes. Tendo isso em vista, a iluminação inteligente, novidade na arquitetura e na decoração, utiliza a tecnologia para personalizar qualquer cômodo, tornando-os mais harmônico e confortável. Conheça essa tendência!

O que é a iluminação inteligente?

A iluminação inteligente é a automatização das luzes por meio de um novo conceito de ativação que dispensa os tradicionais interruptores. Utilizada até então apenas em teatros e eventos, essa tecnologia foi recentemente adaptada para ambientes residenciais.

Dispositivos inteligentes permitem ativar as luzes através de sensores de movimento ou via Wi-Fi. Além disso, podem ser integrados a outros sistemas de automação residencial, conectando eletrônicos como aparelhos de ar-condicionado, televisores e geladeiras.

O funcionamento do sistema de iluminação inteligente depende de cada aparelho. Porém, na maioria dos casos, os acionamentos que ligam e desligam os sensores também permitem regular a intensidade das luzes e até mesmo as cores do ambiente.

Vantagens da iluminação inteligente

Mulher usando o celular para iluminação inteligente

Ter um sistema de iluminação inteligente em casa oferece algumas vantagens. Além da praticidade de poder ativar a luz através do seu smartphone ou por sensores de movimento, investir nessa tecnologia gera economia em longo prazo. Poder regular a intensidade da iluminação diminui o gasto de energia elétrica, o que ocasiona uma redução significativa na conta mensal de luz.

Tendência do momento em casas e apartamentos de alto padrão, essa tecnologia traz novas possibilidades para personalizar a decoração a partir da iluminação, agregando mais conforto e sofisticação aos cômodos. Essa funcionalidade permite ambientar salas de jantar e espaços de trabalho, por exemplo, criando cenários que oferecem mais comodidade e funcionalidade.

Leia mais: Como funcionam as fechaduras inteligentes

2 Comentários

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.