A sala de estar é um ambiente para receber convidados, desfrutar momentos em família e relaxar após um longo dia. Por isso, é essencial que este seja um espaço acolhedor e sofisticado, adequado a diferentes ocasiões. Confira algumas sugestões para compor a iluminação ideal na sala de estar.
Iluminação ambiente
Uma boa iluminação na sala de estar precisa ser uniforme e suave, preenchendo todo o espaço de maneira a evitar sombras ou pontos de luz intensos. Para alcançar esse efeito, uma opção é utilizar lustres e pendentes. Escolha modelos que combinem com a decoração da sala e dê preferência a lâmpadas de LED de temperatura neutra, ou seja, com um tom nem muito amarelado, nem azulado, proporcionando um clima aconchegante e equilibrado.
Leia também: A importância da luminotécnica na decoração
Iluminação secundária
Além da luz principal na sala de estar, utilizar fontes secundárias de iluminação direcionada é essencial para realçar detalhes como obras de arte, objetos decorativos e elementos arquitetônicos. Para isso, utilize spots ou luminárias focados nos pontos que se deseja destacar, escolhendo tons frios ou quentes de luz de acordo com o objetivo. Essa técnica cria um efeito dramático e sofisticado, adicionando camadas de luz ao ambiente, e as luminárias também acrescentam charme ao estilo de decoração da sala de estar.
Controle de intensidade
A possibilidade de ajustar a intensidade da luz é um recurso importante para adaptar a sala de estar de acordo com a ocasião, seja um encontro romântico, seja uma reunião entre amigos. Para compor diferentes cenários, aposte em dimmers ou luzes inteligentes que permitem o controle de intensidade, garantindo mais conforto e sofisticação ao ambiente.
Com essas sugestões simples de iluminação, a sala de estar certamente ficará mais convidativa, confortável e sofisticada. Para mais dicas de arquitetura e decoração, acompanhe a CIMA Empreendimentos no Instagram.