A importância da luminotécnica na decoração

Além do Imaginado A importância da luminotécnica na decoração

O conforto visual nos ambientes está ligado, entre outras coisas, a um projeto adequado de iluminação. No contexto arquitetônico, destaca-se assim a luminotécnica, conjunto de estudos que visa proporcionar o melhor aproveitamento da luz. Conheça a importância da luminotécnica na decoração.

O que é a luminotécnica?

Luminotécnica é o planejamento da iluminação de um ambiente, considerando a decoração, o tamanho e a finalidade de cada cômodo. Fazer um projeto luminotécnico é importante para obter harmonia e conforto visual a partir do uso eficiente de iluminação natural e artificial, resultando em ambientes agradáveis e em mais bem-estar para os ocupantes.

Aspectos da luminotécnica

Aspectos da luminotécnica

A criação de um projeto luminotécnico deve analisar alguns fatores, como a incidência de luz, a cor mais adequada para a iluminação e o tipo de ambiente, além de incluir cálculos para entender a potência ideal de luz por cômodo.

Conheça alguns dos aspectos considerados na luminotécnica para criar um projeto eficaz.

Tipos de iluminação

A incidência de luz no ambiente pode se dar de forma direta, indireta ou difusa. Na primeira, o objetivo é destacar um objeto ou ponto específico, como quadros, itens decorativos ou plantas.

Na iluminação indireta, a luz é posicionada de modo a iluminar o cômodo de maneira uniforme e suave, utilizando, por exemplo, faixas de LED dentro das sancas ou na marcenaria ripada. Já na iluminação difusa, lâmpadas centralizadas no teto iluminam o espaço por completo, sem produzir contrastes.  

Tonalidade da iluminação

Tonalidade da iluminação

A tonalidade da luz também é um fator importante para a luminotécnica, seguindo a proposta de cada ambiente. Enquanto a iluminação azulada é indicada para locais que necessitam de foco e concentração, como o escritório e ambientes de estudo, a luz branca, semelhante à natural, é preferível em cozinhas e banheiros. Já a iluminação amarela transmite mais conforto e é recomendada para dormitórios e salas.

Como escolher a iluminação ideal para cada ambiente


Luminotécnica aplicada aos projetos da CIMA

Com o intuito de oferecer imóveis confortáveis e sofisticados, a CIMA Empreendimentos possui uma equipe especializada para agregar a luminotécnica em seus residenciais, promovendo ambientes visualmente agradáveis e mais bem-estar.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.