Parques urbanos pelo mundo

Além do Imaginado

Além de espaços de convivência e bem-estar, os parques em grandes centros urbanos contribuem para promover a biodiversidade e combater as mudanças climáticas. Confira alguns parques urbanos incríveis ao redor do mundo:

  • Centro de Cultura Ambiental Chapultepec – Cidade do México, México

Localizado na Cidade do México, esse espaço cultural e de preservação ambiental abriga diversos ecossistemas e paisagens naturais da Bacia do Vale do México. O projeto foi pensado para integrar organicamente a vegetação e a topografia da região. O local oferece passeios que permitem aos visitantes ter experiências imersivas na natureza.

  • Køge South Harbor – Køge, Dinamarca

Esse projeto, iniciado em 2010, levou 13 anos para ser finalizado e foi construído em um antigo porto industrial. O parque é composto por uma passarela com 1,4 km de extensão. As plantas que compõem o paisagismo são uma mistura dos diferentes biomas dinamarqueses.

  • ARCA Portable Garden – Barcelona, Espanha

A instalação ARCA é um projeto-piloto de jardim portátil com diversas árvores, plantas menores e insetos. A criatividade e a inovação desse pequeno parque faz parte da exposição The Best Design of the Year, localizada no Disseny Hub, em Barcelona.

  • Parque Red Ribbon – Qinhuangdao, China

Esse parque possui uma estrutura de cerca de 500 metros, construída em fibra de vidro e distribuída em cinco pavilhões. O que antes era um depósito de lixo agora abriga flores ornamentais e uma colorida vegetação nativa para os visitantes apreciarem.

  • Central Park – Koper, Eslovênia

Com localização próxima ao mar Adriático, o Koper Central Park possui diversos elementos relacionados à água, como lago, jatos de água e cascatas. A fusão com elementos urbanos e a vegetação nativa faz do parque uma praia urbana.

  • Benjakitti Forest Park – Bangkok, Tailândia

O habitat propício para a vegetação nativa transformou uma antiga fábrica de Bankok em um parque com mais de 360 espécies de plantas. Além disso, o local contribui para reter água da chuva, evitando inundações. Já em épocas de seca, essa água pode ser purificada e reutilizada.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.