Segurança virtual em uma casa inteligente

Além do Imaginado Segurança virtual em casa

Um aspecto muito importante na automação residencial é a necessidade de proteger as informações dos moradores vinculadas aos dispositivos. Confira neste post algumas práticas para aumentar a segurança virtual em uma casa inteligente.

A automação residencial veio para simplificar o cotidiano, e mais usuários hoje buscam alternativas inovadoras para conectar os dispositivos do lar. Entretanto, é preciso ter em vista que qualquer aparelho conectado à internet está vulnerável à ação de hackers, o que pode comprometer a segurança dos dados informados.

Leia também: Funções mais utilizadas nas casas inteligentes

Felizmente, algumas práticas simples já são efetivas para melhorar a segurança virtual em uma casa inteligente. Confira algumas delas:

Crie senhas fortes

Tanto no roteador Wi-Fi quanto nos aplicativos do smartphone, é essencial mudar as senhas periodicamente, usando combinações fortes, que são mais difíceis de serem decodificadas por hackers. Para isso, dê preferência a códigos que utilizam letras, números e caracteres especiais, evitando datas de aniversário, nomes comuns ou sequências numéricas. Outro ponto importante é não compartilhar as senhas com outros usuários.

Mantenha os sistemas atualizados

Sistemas de segurança atualizados

Os sistemas operacionais e aplicativos, entre outras tecnologias, fazem atualizações frequentes para aprimorar a usabilidade dos usuários e combater possíveis ameaças e vírus. Por isso, o ideal é manter o software dos dispositivos sempre atualizado. Essa dica também vale para sistemas mais antigos, que não suportam as novas atualizações: o ideal é substituir os dispositivos por modelos recentes que garantam mais segurança virtual.

Prefira dispositivos novos

Para evitar riscos e ter uma casa inteligente segura, o ideal é adquirir dispositivos smart novos. Ao comprar itens usados de terceiros, não há como saber se os antigos donos foram cuidadosos e há sempre o risco de o aparelho ter alguma ameaça instalada. 

Faça o descarte correto dos aparelhos

Caso queira se desfazer de algum aparelho smart, é fundamental fazer isso da maneira correta, para evitar problemas com a privacidade dos seus dados e respeitar o meio ambiente. Normalmente, as marcas responsáveis pelos equipamentos possuem políticas de logística reversa e assistência para encaminhamento do produto para descarte.

Leia também: Dispositivos para ter uma sala inteligente

Leia os termos e condições de uso

Ao baixar um novo aplicativo ou instalar um dispositivo para o lar conectado ao smartphone, é indispensável ler os manuais e condições de uso. Muitos aparelhos utilizam informações pessoais dos usuários e por isso devem estar de acordo com as regulamentações vigentes de proteção dos dados. Confira, por exemplo, se eles utilizam criptografia para proteger os dados pessoais, como senhas de pagamento e login, entre outros.

Proteja seu smartphone

Os dispositivos móveis vinculados à automação residencial também exigem atenção em relação à segurança. Para manter os dados do celular protegidos, algumas atitudes devem ser tomadas, como instalar um antivírus próprio para smartphone, não se conectar a redes públicas de Wi-Fi, ativar a biometria e o reconhecimento facial e não abrir e-mails e mensagens de remetentes desconhecidos.

Ative a autenticação de dois fatores

Ao configurar a autenticação de dois fatores para fazer o login em aplicativos, é adicionada uma camada extra de segurança para o caso do aparelho ou da senha serem roubados. Dessa maneira, a verificação é realizada em mais de uma etapa, por e-mail ou SMS, e representa uma camada a mais de segurança virtual para sua casa.

Colocando essas sugestões em prática, é possível melhorar muito a segurança virtual da sua casa.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.