A domótica na automação residencial

Além do Imaginado integração de tecnologias

A incorporação da tecnologia ao lar é um processo crescente da arquitetura. Assim, aspectos básicos do cotidiano são otimizados para oferecer mais comodidade de maneira inovadora. Neste post, confira o papel da domótica na automação residencial.

O que é domótica?

O termo “domótica” se refere à integração de mecanismos automáticos em um único espaço. Criado nos anos de 1980, na França, o conceito denominava os projetos de climatização, segurança e iluminação interligados em edifícios, a partir de uma base de controle.

Com o desenvolvimento da construção civil, a domótica passou a ser aplicada no ambiente doméstico, a fim de promover o conforto dos moradores. Atualmente, muitas funções da casa podem ser centralizadas e acionadas via smartphone com acesso à internet, mesmo remotamente.

Novas tecnologias da construção civil

Domótica nas casas inteligentes

aplicar a domótica em variadas atividades

É possível aplicar a domótica em variadas atividades do dia a dia, como no acionamento de eletrodomésticos e de dispositivos de segurança, iluminação e climatização.

Na prática, o morador consegue, por exemplo, destravar a fechadura da entrada, ligar o ar-condicionado e a televisão, mudar o som ambiente e acender as luzes da sala antes de chegar em casa.

Vantagens da domótica na automação residencial

Uma das principais vantagens da aplicação da domótica na automação residencial é a conveniência de ter vários sistemas interligados, proporcionando mais conforto no cotidiano. Além disso, investir em aparelhos para uma residência inteligente pode gerar mais segurança em casa, permitindo integrar dispositivos de monitoramento doméstico.

Os projetos imobiliários mais inovadores do mercado já incorporam a domótica, oferecendo a infraestrutura necessária para instalação das tecnologias de automação.

A CIMA Empreendimentos é uma construtora que busca sempre inovar, com imóveis que alinham tecnologia a comodidade. Conheça os nossos projetos.

Leia mais: Tecnologias para facilitar as tarefas domésticas

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.