Organizar-se para ser mais produtivo no cotidiano permite realizar tarefas com mais eficiência e reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Assim é possível aumentar o senso de realização para encarar positivamente os desafios diários. Além disso, a organização das demandas proporciona mais tempo livre para lazer e relaxamento. Confira a seguir algumas técnicas de gestão do tempo.
Como fazer a gestão do tempo
Planeje o seu dia
A maneira mais prática de iniciar a gestão do tempo é fazer uma lista de tarefas. No início do dia ou na noite anterior, anote na agenda tudo o que precisa ser feito naquele período. Assim você consegue se lembrar de todas as demandas e tem uma ideia de como será o decorrer do dia.
Estabeleça prioridades
Destaque em sua lista as tarefas prioritárias e aquilo que é menos urgente. Essa é uma maneira de organizar as atividades ao longo do dia e entender se algo pode ser delegado a outra pessoa. Existem algumas ferramentas que podem ajudar a alinhar essas demandas, como a Matriz de Eisenhower, que é uma estrutura em quadrantes para categorizar melhor suas atividades.
Mantenha uma rotina
A rotina é importante para a gestão do tempo pois permite executar as tarefas dentro do cronograma. Uma recomendação é ter hábitos consolidados pela manhã, por exemplo, o que contribui para a produtividade ao longo do dia.
Mudanças podem acontecer
Embora a gestão do tempo seja bastante útil para organizar o cronograma, é importante ter flexibilidade frente a imprevistos. Para isso, reserve algum tempo do dia para atividades não planejadas, de modo que estas não comprometam outras demandas.