Técnicas de gestão do tempo

Sonhar é Viver Técnicas de gestão do tempo

Organizar-se para ser mais produtivo no cotidiano permite realizar tarefas com mais eficiência e reduzir os níveis de estresse e ansiedade. Assim é possível aumentar o senso de realização para encarar positivamente os desafios diários. Além disso, a organização das demandas proporciona mais tempo livre para lazer e relaxamento. Confira a seguir algumas técnicas de gestão do tempo.

Como fazer a gestão do tempo

Planeje o seu dia

A maneira mais prática de iniciar a gestão do tempo é fazer uma lista de tarefas. No início do dia ou na noite anterior, anote na agenda tudo o que precisa ser feito naquele período. Assim você consegue se lembrar de todas as demandas e tem uma ideia de como será o decorrer do dia.

Estabeleça prioridades

Como aprimorar a gestão do tempo

Destaque em sua lista as tarefas prioritárias e aquilo que é menos urgente. Essa é uma maneira de organizar as atividades ao longo do dia e entender se algo pode ser delegado a outra pessoa. Existem algumas ferramentas que podem ajudar a alinhar essas demandas, como a Matriz de Eisenhower, que é uma estrutura em quadrantes para categorizar melhor suas atividades.

Mantenha uma rotina

A rotina é importante para a gestão do tempo pois permite executar as tarefas dentro do cronograma. Uma recomendação é ter hábitos consolidados pela manhã, por exemplo, o que contribui para a produtividade ao longo do dia.

Mudanças podem acontecer

Embora a gestão do tempo seja bastante útil para organizar o cronograma, é importante ter flexibilidade frente a imprevistos. Para isso, reserve algum tempo do dia para atividades não planejadas, de modo que estas não comprometam outras demandas.

Leia mais: Dicas para um cotidiano mais tranquilo

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.