Tendência em projetos arquitetônicos mais modernos, os brises embelezam a fachada e aumentam o conforto nos apartamentos, controlando a iluminação e a temperatura interna. Conheça a funcionalidade dos brises.
O que são os brises?
A palavra “brise” deriva do termo francês brise-soleil, que significa “quebra-sol”. Na prática, brises são lâminas colocadas do lado de fora de janelas e fachadas para regular a incidência de luz solar nos interiores. Esse elemento, que pode ser feito de diferentes materiais, passou a ser utilizado na construção civil pelo arquiteto francês Le Corbusier e virou ícone de uma de suas obras de maior destaque, o Unité d’Habitation de Marseille.
Utilizados para controlar a incidência solar e proporcionar conforto térmico, os brises podem ser fixos ou móveis, horizontais ou verticais, e são definidos a partir de cálculos específicos para mensurar o posicionamento mais adequado.
Leia também: A importância da iluminação natural em casa
Funcionalidade dos brises
Os empreendimentos com essa função em sua estrutura oferecem uma ventilação agradável e equilíbrio entre iluminação e sombra. Assim, é possível reduzir o uso de soluções artificiais de controle térmico, por exemplo, pois ajudam no resfriamento durante o verão e protegem contra as quedas de temperatura no inverno.
Saiba mais sobre as tecnologias térmicas para o inverno.
Além dos benefícios relacionados ao conforto lumínico e térmico, as construções com brises conferem mais privacidade aos moradores, pois a estrutura permite limitar a visibilidade pelo lado externo, sem interferir no campo de visão de dentro para fora.
Brises no NIO
O NIO é o novo lançamento da CIMA Empreendimentos em Curitiba, localizado no Bigorrilho e assinado pelo renomado escritório Baggio Schiavon Arquitetura. O moderno residencial terá brises em sua fachada, conferindo um aspecto contemporâneo e funcional ao projeto, com melhor aproveitamento da iluminação solar e da ventilação natural nas residências suspensas.
Para saber mais sobre o NIO, acesse o site.