Dicas para aumentar o conforto térmico na sua casa

Além do Imaginado

Para que a casa seja um espaço agradável, ela deve oferecer segurança e comodidade aos moradores. Sabendo disso, a equipe da Cima Empreendimentos preza nos seus residenciais por uma infraestrutura com materiais de qualidade, que ofereçam conforto térmico e acústico. Mas, além disso, há algumas dicas que podem ajudar a tornar seu imóvel mais aconchegante. Confira a seguir.

O que é conforto térmico?

O conforto térmico está relacionado a espaços que conseguem manter a temperatura equilibrada, em geral por meio de estruturas para refrescar ou aquecer o ambiente.

Para que um empreendimento possa oferecer o devido conforto, existem várias etapas a considerar no projeto, desde a análise da localização do residencial até a escolha dos materiais da construção. Além disso, também existem maneiras de manter a temperatura adequada dentro dos cômodos fazendo adaptações na decoração.

Vantagens de investir em conforto térmico

Imóveis que conseguem manter a temperatura amena influenciam diretamente a qualidade de vida, já que os moradores se sentem bem naquele espaço. Nesse sentido, as atividades dentro dos residenciais se tornam mais agradáveis.

Outro resultado vantajoso é a economia que investir em conforto térmico proporciona. O morador gastará muito menos com aquecimento e refrigeração se o imóvel já dispuser de soluções nesse sentido, tanto em termos dos dispositivos em si quanto em relação à conta de energia elétrica.

Dicas para aumentar o conforto térmico

mulher relaxada desfrutando do seu apartamento - CIMA

Estrutura adaptada

Para que um espaço ofereça conforto térmico, é importante que o projeto conte com materiais próprios para isso. As paredes, portas e janelas são responsáveis por proteger o ambiente da temperatura externa. Portanto, verifique a vedação ou resistência dessas estruturas se você pretende adquirir um imóvel.

Os materiais do revestimento também influenciam no conforto térmico. Pisos de cerâmica e porcelanatos oferecem frescor aos cômodos e são indicados para áreas molhadas e regiões quentes. Já laminados e madeiras ajudam a aquecer o ambiente, pois são revestimentos que retêm melhor a temperatura.

Em empreendimentos de alto padrão, como os residenciais da Cima, as tecnologias para aumentar o conforto térmico já estão incorporadas ao projeto.

Faça ajustes em casa

ambiente com circulação de ar – CIMA

Existem outras formas de conseguir mais conforto térmico, com adaptações na própria decoração. Para amenizar o frio, acrescente tapetes no ambiente. Cortinas grossas também ajudam a inibir a passagem do ar gelado. Se você deseja diminuir a temperatura em dias de calor, opte por móveis em tons neutros, que não absorvam a luminosidade.

Pensando na circulação de ar nos ambientes, a distribuição espaçada de móveis e objetos pode fazer com que o cômodo fique mais fresco. De forma contrária, deixá-los mais próximos diminui a corrente de ar no local. Para regular a umidade da sua casa, acrescentar plantas na decoração é uma solução simples e efetiva.

A Cima Empreendimentos preza pelo bem-estar dos moradores em seus projetos. Por isso, utiliza materiais de alta qualidade que oferecem conforto termoacústico. Saiba mais acessando o site.

Leia mais: Conforto acústico: como manter o imóvel silencioso

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.