Opções de exercícios físicos para iniciantes

Sonhar é Viver Casal usando as escadas como uma das opções de exercícios

Praticar atividades físicas traz benefícios para o corpo e a mente, fortalecendo a musculatura e prevenindo doenças. Para quem não tem o hábito de se exercitar, é importante começar a se movimentar visando um estilo de vida mais saudável. Neste post, sugerimos algumas opções de exercícios físicos para iniciantes, para que você possa escolher a prática mais adequada.

Corrida

A corrida está entre as opções de exercícios mais tradicionais. Ela pode ser praticada em qualquer idade e oferece vários benefícios. Correr trabalha a musculatura, melhora a circulação sanguínea, regula o sono e estimula a produção de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar. Para quem busca sair do sedentarismo, indica-se iniciar a prática gradualmente, aumentando o tempo conforme o desenvolvimento corporal. A atividade deve ser preferencialmente orientada por um profissional, evitando lesões nas articulações e membros inferiores.

Dança

A dança é uma atividade física descontraída e divertida, que ao mesmo tempo melhora a concentração, a coordenação motora e a capacidade cardiorrespiratória, além de fortalecer a musculatura. Dançar é considerado uma prática de baixo impacto, porém é necessário sempre alongar-se antes e depois dos exercícios.

Futebol

O esporte tido como paixão nacional é uma das opções mais procuradas de exercícios físicos. Assim como a dança, o futebol é uma alternativa para quem prefere atividades em grupo. Indicada para qualquer idade, a prática diminui a gordura corporal, aumenta a agilidade, melhora a coordenação e trabalha a musculatura e a capacidade respiratória.

Hidroginástica

Mulher praticando hidroginástica

A hidroginástica é uma prática completa e de baixo impacto, que pode ser realizada por qualquer pessoa, inclusive gestantes, idosos e por quem tem problemas na coluna ou outras lesões. Entre os benefícios da hidroginástica é possível citar o fortalecimento da musculatura, a melhora da coordenação motora e da flexibilidade e o controle da pressão arterial.

Pilates

O pilates é um exercício individual, considerado por muitos profissionais uma forma de terapia corporal. Sem restrições de idade ou condicionamento físico, é indicado para pessoas que buscam melhorar a resistência muscular e garantir mais flexibilidade. Essa prática é realizada com o acompanhamento de um profissional, que indica os exercícios mais adequados para o seu corpo.

Com essas opções, fica mais fácil encontrar uma prática que incentive você a ter mais qualidade de vida. É válido ressaltar que se recomenda fazer uma avaliação médica antes de iniciar qualquer exercício físico.

Leia mais: Como adquirir um imóvel na planta

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.