Automação residencial: conheça as novas tecnologias

Além do Imaginado automação residencial

A automação residencial é uma tendência que auxilia bastante em vários aspectos do cotidiano doméstico, economizando tempo e tornando a casa mais funcional, o que é essencial nos dias de hoje.

As tecnologias de automação residencial permitem que o morador integre e controle os diversos aparelhos, portas, cortinas e a iluminação de maneira remota. Assim, as soluções proporcionam simultaneamente mais segurança, eficiência e bem-estar.

Confira algumas ferramentas que beneficiam a rotina das pessoas:

Eletrodomésticos conectados

Geladeiras

geladeira inteligente

As geladeiras inteligentes, além de manterem os alimentos refrigerados, contam com diversas outras funcionalidades, inclusive de entretenimento. Com tela sensível ao toque e conexão Wi-Fi, esses modelos são vinculados a smartphones e outros dispositivos, para uma experiência completa na cozinha. Há ainda câmeras dentro da geladeira que permitem que o usuário visualize os alimentos guardados e assim procure receitas, evitando o desperdício. 

Robô aspirador

Esse curioso objeto é de grande ajuda nas tarefas domésticas. O dispositivo limpa poeira e outras sujeiras, com design compacto e sensores que delimitam movimentos para evitar a colisão e identificar as áreas mais sujas. Além disso, o usuário define as rotas de limpeza do aspirador.

Ar-condicionado

Assim como outros eletrônicos recentes no mercado, os aparelhos de ar-condicionado conectados ao Wi-Fi permitem que o usuário acesse as funções via smartphone. Com isso, é possível monitorar a temperatura mesmo de longe, e preparar o clima do ambiente antes que o morador chegue em casa. Os residenciais da Cima Empreendimentos contam com espaço que pode ser utilizado para a instalação desse tipo de ar-condicionado. 

Assistente virtual

assistente virtual

Assistentes virtuais já são bastante populares, e provavelmente continuarão relevantes no futuro. Nesse sentido, essa tecnologia torna os afazeres cotidianos mais práticos e até mais divertidos. Alguns fabricantes vinculam outros aparelhos para o lar a esse dispositivo, fazendo com que seja possível ativar por voz mecanismos de iluminação e temperatura, por exemplo. Assistentes virtuais servem ainda como ferramenta de entretenimento, e realizam pesquisas na internet e tocar músicas.  

Muitos desses itens já têm uma procura significativa. Isso é um indício de que tecnologias de automação residencial irão continuar se aperfeiçoando para atender a novas necessidades e auxiliar os moradores de maneira ainda mais eficiente. 

Leia também: Como funcionam as fechaduras inteligentes

 

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.