Cidades inteligentes para uma melhor qualidade de vida

Além do Imaginado

O avanço da tecnologia está provocando mudanças em diversos setores, incluindo a arquitetura e o urbanismo. Com isso, o surgimento de cidades inteligentes é uma tendência recorrente no mundo inteiro. Acompanhe o post para entender o conceito e qual a sua ligação com a qualidade de vida da população.

O que são cidades inteligentes?

De modo geral, cidades inteligentes utilizam tecnologia da informação e comunicação para melhorar a vida da população e os espaços públicos. Com indicadores-chaves, é possível oferecer soluções mais eficazes em planejamento urbano, consumo de energia, transporte público e sustentabilidade.

O desenvolvimento das cidades a partir de novas ferramentas permite uma evolução consciente e organizada, fazendo uso estratégico da tecnologia para as necessidades sociais e econômicas. Assim, o cidadão está conectado para usufruir serviços públicos de qualidade.

Com as novas facilidades, a integração de serviços públicos, a mobilidade e os investimentos em empreendedorismo, a qualidade de vida dos moradores nas chamadas cidades inteligentes tende a melhorar.

Veja abaixo alguns pontos principais das cidades inteligentes:

Economia: em uma cidade inteligente, a economia prioriza a produtividade e incentiva o surgimento de novas empresas para trazer competitividade ao mercado. Com isso, a economia local é valorizada, os empresários faturam e os cidadãos conseguem usufruir desses serviços e produtos.

Mobilidade: os recursos tecnológicos permitem uma infraestrutura integrada e favorecem a troca de informações, tornando os meios de transporte e as vias mais seguros.

Nesse sentido, oferecer melhorias em vias e transportes públicos facilita a locomoção dos cidadãos por toda a cidade, aumentando inclusive a frequência em espaços de cultura e lazer, como museus, parques e praças.

Meio ambiente: a proteção ambiental e de recursos naturais é parte importante da gestão de uma cidade inteligente.

Iluminação pública: por meio de uma gestão automatizada, a iluminação pública pode ser monitorada, garantindo mais eficiência energética e previsibilidade da manutenção.

Leia também: 5 curiosidades sobre Curitiba

Curitiba é uma cidade inteligente

Segundo o Connected Smart Cities, maior plataforma de cidades inteligentes do mundo, Curitiba é a segunda cidade mais inteligente e conectada do país, atrás apenas de Florianópolis, em Santa Catarina. Um dos motivos da boa colocação é o Vale do Pinhão, iniciativa alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas) e que envolve uma série de inovações em:

  • Centros de pesquisa e desenvolvimento;
  • Aceleradoras e incubadoras;
  • Fundos de investimento;
  • Secretarias municipais;
  • Universidades;
  • Startups.

Por meio desse ecossistema, é possível ampliar o empreendedorismo, a tecnologia e a economia.

Além disso, o transporte público de Curitiba inovou ao implantar uma frota de ônibus híbridos, movidos a biocombustíveis e eletricidade, reduzindo consideravelmente a emissão de CO2.

Está claro que os principais centros urbanos vão continuar inovando e em breve cada vez mais localidades poderão contar com os diversos benefícios oferecidos pela tecnologia.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.