5 curiosidades sobre Curitiba

CIMA Empreendimentos Jardim Botânico de Curitiba

Curitiba comemora hoje o seu aniversário de 331 anos, com muita beleza e história para contar. A cidade, conhecida pelas áreas verdes e ótima infraestrutura, abriga alguns dos residenciais da CIMA Empreendimentos. Em homenagem ao dia da capital paranaense, confira cinco curiosidades sobre Curitiba. 

1 – Significado do nome

Curitiba nem sempre se chamou assim. No início, era conhecida como a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, e recebeu o nome atual apenas em 1721. De origem guarani, “Curitiba” significa na língua indígena “grande quantidade de pinheiros”, “pinheiral”, batizada assim por conta da árvore símbolo da região.

Quais os melhores bairros para se morar em Curitiba?

2 – Capital mais fria do Brasil

O clima frio de Curitiba é um aspecto que não passa despercebido entre moradores e turistas. A cidade é a capital com as temperaturas mais baixas do Brasil e já chegou a registrar -5,4 °C em 1972!

O motivo de tanto frio é a posição geográfica de Curitiba, pois a cidade é rodeada por serras e, assim, acaba retendo a umidade e os ventos. Isso também justifica a grande variação de temperatura ao longo do dia, algo com que os curitibanos já estão familiarizados.

Leia também: Vantagens de morar em Curitiba

3 – O primeiro calçadão do país

Visite Curitiba

A Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba, foi o primeiro calçadão do Brasil. Construído em 1972, o projeto foi considerado muito inovador na época, tanto que os comerciantes questionaram se esse formato atrapalharia as vendas locais. Logo, a rua se tornou uma das mais movimentadas da cidade e serviu de modelo para outros calçadões no país.

4 – Bibliotecas em Curitiba

5 curiosidades sobre Curitiba

Curitiba é uma cidade que prioriza a cultura e a educação. Não à toa, é a capital com o maior número de bibliotecas em relação à população: uma para cada dez mil habitantes. A cidade incentiva o hábito da leitura por meio de vários projetos implementados em escolas e Ruas da Cidadania. Os Faróis do Saber e Casas da Leitura são bibliotecas públicas características de Curitiba e abrigam um grande acervo de livros, bem como eventos de leitura para todas as idades.

5 – Capivaras em Curitiba

As capivaras são ilustres moradoras dos parques de Curitiba, por isso tornaram-se mascotes da capital paranaense. Estima-se que existam mais de cem capivaras vivendo apenas no Parque Barigui! A prefeitura da cidade atua para monitorar e garantir a preservação desses animais, delimitando espaços para eles circularem.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.