Conheça o bairro flutuante de Amsterdã

Além do Imaginado Bairro flutuante em Amsterdam

Amsterdã é uma cidade conhecida por sua rica história e por sua arquitetura inovadora. E, agora, ela tem um novo marco arquitetônico, o Sluishuis. Conheça o bairro flutuante de Amsterdã!

Projetado pelos renomados escritórios de arquitetura Bjarke Ingels Group (BIG) e Barcode Architects, o Sluishuis é um bairro flutuante que ganhou o título de melhor projeto residencial da Holanda pela premiação francesa MIPIM Awards.

Design arrojado e inspiração em casas flutuantes

O Sluishuis é uma construção de 46 mil metros quadrados que abriga 442 apartamentos residenciais, escritórios, restaurantes e espaços públicos. A construção em forma de “V”, com duas torres inclinadas que se encontram no centro, foi inspirada nas casas flutuantes históricas de Amsterdã. No entanto, o design do Sluishuis é muito mais arrojado do que as tradicionais casas flutuantes.

Leia também: A moderna arquitetura de Madrid

Engenharia contemporânea e sustentabilidade

O Sluishuis é uma obra-prima da engenharia contemporânea. Ele foi construído sobre uma base flutuante que se move verticalmente, acompanhando as mudanças sazonais do nível do rio IJ. Isso garante a estabilidade da construção e o conforto dos moradores, mesmo em condições extremas.

Além disso, o edifício possui painéis solares e sistemas de armazenamento de água da chuva. Tais soluções de tecnologia reduzem o consumo de energia e água, tornando o edifício mais sustentável.

Leia também: Construções incríveis: pontes pelo mundo

Espaços públicos e integração com o rio

Espaços públicos e integração com o rio

Além dos apartamentos residenciais, o bairro flutuante Sluishuis possui espaços públicos, como um parque no telhado com vista panorâmica da cidade, uma marina e um píer. Esses espaços públicos incentivam a interação social e promovem um estilo de vida ativo e saudável. A marina e o píer também conectam o Sluishuis ao rio, configurando um importante ponto de acesso à cidade.

O Sluishuis é um exemplo de como a engenharia contemporânea pode ser combinada com um design arrojado, para criar um projeto especialmente belo, sustentável e funcional. Com sua base flutuante e sistemas verdes, o edifício é um marco da tecnologia e da arquitetura, oferecendo espaços atraentes e integrados ao entorno. Além disso, o Sluishuis contribui para repensar o conceito de moradia à luz de novos paradigmas.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.