O sofá é um dos móveis de destaque da casa e possui um papel importante tanto para o conforto da família quanto para a decoração do ambiente. Neste post, confira algumas dicas de como escolher o sofá ideal.
Analisando o cômodo
O primeiro ponto ao escolher o sofá ideal é entender a finalidade do cômodo em que ele ficará. Por exemplo, se o objetivo é receber visitas na sala de estar, o interessante é optar por um móvel de estrutura mais firme e encosto reto. No entanto, se o sofá for escolhido para a sala de televisão, é mais indicado que ele seja macio e extensível.
Os diferentes modelos de sofá
Os modelos de sofá podem variar muito, por isso é interessante conhecer suas particularidades para decidir o mais adequado ao que você busca. Conheça alguns dos tipos mais conhecidos:
Sofá fixo
O mais tradicional entre os modelos de sofás é o fixo, que não possui regulagens. Essa é a escolha clássica para qualquer ambiente e tem opções a partir de dois assentos, para se adequar ao espaço disponível.
Retrátil ou reclinável
Existem modelos de sofás que podem ser adaptáveis. Os retráteis permitem aumentar o tamanho do assento e os reclináveis podem ter o encosto movimentado. Com isso, são os mais buscados para se deitar de modo confortável e representam a melhor escolha para ambientes voltados ao descanso.
Como decorar ambientes integrados?
Sofá-cama
Para quem busca funcionalidade e economia de espaço, o sofá-cama é uma boa opção. Esse modelo é confortável para o uso comum mas pode também ser estendido para que as pessoas durmam. Sua versatilidade permite incorporá-lo a vários ambientes, desde quartos até escritórios.
Dicas para receber visitas em casa
Sofá de canto
Para casas com mais espaço disponível, o sofá de canto é um modelo que acomoda várias pessoas. A partir de quatro lugares, sua configuração em formato de “L” permite explorar bem o espaço útil do cômodo. Os sofás de canto podem ser fixos, retráteis ou com chaise, que é uma extensão fixa do assento.
Tire as medidas
Ao definir o modelo mais adequado às suas necessidades, tire as medidas do cômodo, considerando um espaço mínimo de 60 cm de folga para cada lado do sofá, para não comprometer a circulação no ambiente. Ao escolher o móvel, lembre-se de medir também as passagens para quando o sofá for entregue, como a largura das portas e dos elevadores.
O tecido ideal
A escolha do tecido e da cor do sofá é importante para alinhar a decoração do ambiente. O suede é um dos materiais mais utilizados, pela sua maciez. Além dele, são comuns o algodão, o poliéster, o linho, o couro sintético e a sarja. Para áreas externas, existem opções laváveis e com capas removíveis.
Agora que você sabe mais sobre os modelos de sofás disponíveis, basta escolher o que estiver mais alinhado com o espaço e as necessidades na sua casa.
Acompanhe o Instagram da CIMA Empreendimentos para outras inspirações de decoração.