Levar um pouco de natureza para dentro de casa com o cultivo interno de plantas é uma maneira de embelezar os ambientes, agregando mais vida aos cômodos. Além de lindas, elas influenciam diretamente no bem-estar da casa, purificando o ar. Confira como incluir plantas na decoração.
Atualmente, existem várias formas de cultivo em espaços reduzidos, portanto a falta de espaço não é um problema. É possível ter vasos em prateleiras, balcões e mesas e também no chão, para espécies um pouco maiores. Você pode ainda recorrer a vasos suspensos com suporte em macramê ou criar um jardim vertical, que é uma tendência na decoração.
Benefícios de cultivar plantas dentro de casa
Ter plantas no interior de casa traz muitas vantagens para os moradores, pois elas melhoram a qualidade do ar e complementam a decoração de maneira agradável. Além de proporcionar benefícios para a saúde física, as plantas estimulam a contemplação, aqueles momentos de descanso na rotina para se conectar a elementos naturais e a uma vida mais simples.
Cuidados necessários com as plantas
Regue as plantas com frequência
Para ter um espaço mais harmônico cultivando plantas, é importante escolher espécies adequadas para ambientes fechados de acordo com a disponibilidade de iluminação e umidade. Mas, embora algumas pessoas tenham receio de cuidar de plantas por causa da manutenção necessária, a maioria das espécies indicadas para espaços internos dá pouco trabalho.
Para que elas estejam sempre bonitas e saudáveis, certifique-se de manter a terra úmida, mas sem a encharcar. Uma dica simples para verificar se o volume de água está adequado é sentir a terra com as mãos. Além disso, tenha em mente os dias e a frequência com que as regas estão sendo feitas, dessa forma você tem ainda mais controle.
Fique de olho nas plantas
Além da rega, há outros cuidados necessários. Em dias muito quentes, por exemplo, borrife água nas folhas. Isso não substitui a rega, mas serve para refrescar as plantas. Também aproveite para remover as folhas danificadas de modo que as outras continuem bonitas. Além disso, pergunte ao seu florista se a espécie escolhida precisa de adubo e qual é o mais indicado.
Outro ponto de atenção é observar sempre o desenvolvimento da planta. Caso ela cresça demais e a raiz apareça para fora da terra, ou se as folhas estiverem passando muito o limite do vaso, troque para um vaso maior para que a planta tenha um espaço mais adequado.
Espécies mais indicadas para o cultivo doméstico
As espécies de sombra ou meia-sombra são as mais recomendadas para se ter dentro de casa. Bons exemplos são: lírio-da-paz, antúrio, espada-de-são-jorge, jiboia, babosa, samambaias, suculentas e cactos. Além dessas, existem muitas outras espécies que se adaptam bem a ambientes internos.
Com essas dicas para incluir as plantas dentro de casa, você vai ter um lar ainda mais aconchegante. Acompanhe o blog da CIMA Empreendimentos para mais ideias de decoração e bem-estar.
Leia mais: Dicas para decorar a área gourmet