O minimalismo é uma tendência que veio para ficar. Neste contexto, a busca por simplicidade e elegância também pode se refletir nos ambientes, usando poucos elementos para compor o espaço. Confira algumas dicas e inspirações para fazer uma decoração minimalista.
O que é a decoração minimalista
A estética minimalista pode ser sintetizada pela premissa “menos é mais”. Assim, escolher bem os poucos elementos que irão compor o espaço resulta em simplicidade, conforto e organização, pois fica prático manter tudo no lugar. O minimalismo também é uma forma de incentivar o consumo consciente, fazendo com que viver com menos se torne um hábito não só na decoração, mas geral.
Para que a decoração minimalista agregue mais sofisticação e aumente o bem-estar nos ambientes, privilegie móveis e objetos com linhas retas e traçados geométricos, que incorporam a sensação de amplitude e leveza característica do estilo.
Como usar a decoração minimalista
Para incorporar a decoração minimalista em sua casa, lembre-se de que o objetivo é criar um ambiente limpo e espaçoso, com poucos elementos. Avalie o que é realmente funcional para o seu dia a dia e organize os itens essenciais de forma prática. Separe o que for indispensável manter, utilize cestos e caixas para armazenar objetos e considere a doação de itens que não estão em uso, promovendo um consumo mais consciente.
Leia também: Como decorar o quarto do casal
Também é importante analisar o espaço disponível e pensar em como melhorar a circulação do ambiente. Portanto, disponha os móveis de modo a deixar a parte central do cômodo livre. Caso esteja considerando adquirir móveis novos para harmonizar a decoração minimalista, procure uma mobília simples. Sofás e mesas com texturas neutras e linhas retas tendem a tornar o espaço mais contemporâneo e clean.
No estilo minimalista, seguir um padrão de cores contribui para a sensação de amplitude. Prefira tons básicos e neutros, como branco, cinza e bege, e suas variações. Se quiser incrementar as cores do ambiente e adicionar contraste, considere tons mais escuros e sem textura, como preto, verde e azul, criando um visual que também pode integrar estilos como o industrial e o escandinavo. Uma sugestão para enriquecer a paleta é o uso de plantas com folhagem verde-escura em ambientes de cores claras e neutras, trazendo um toque de aconchego e suavidade ao espaço.
Com essas dicas, você pode compor uma decoração minimalista e deixar a sua casa mais organizada e sofisticada. Para mais inspirações, acompanhe o Instagram da CIMA Empreendimentos.