Dicas para organizar o closet

Arquitetura e Décor mulher organizando o closet - CIMA

Organizar o closet e manter todas as roupas no lugar é uma tarefa difícil para muitas pessoas. Porém fazer uma distribuição planejada das peças pode ser a solução para ter armários sempre arrumados. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para facilitar esse processo. Confira!

O primeiro passo para manter o closet organizado é retirar todas as peças do armário e separar as roupas que estão sendo utilizadas. Se houver algum item que você não usou nos últimos 12 meses, doe-os para ganhar espaço. Focar naquilo que é realmente necessário é uma forma de aumentar o bem-estar na casa, além de fazer outras pessoas felizes.

Comece a organizar o closet pelas roupas

Se você tem dificuldade para manter calças e camisetas bem dobradas, pode utilizar moldes. Assim você visualiza melhor os itens no closet e facilita a organização. Uma dica para blusas mais pesadas, como de malha e tricô, é armazená-las dobradas, pois quando penduradas em cabides elas podem esticar e até ter a estrutura danificada. Se for empilhar as roupas dobradas, evite fazer pilhas muito altas. 

Ao guardar as roupas no armário, o intuito é deixar todas as peças sempre visíveis e os itens de uso frequente com fácil acesso. Desse modo, considere armazenar por categorias que façam sentido na sua rotina, separando por cores, tecidos finos ou estruturados, roupas de trabalho ou de casa, por exemplo. Muitas pessoas gostam de organizar os itens por estação, colocando na parte de cima do armário, em caixas, os de menos uso, como casacos de inverno durante o verão.

Gavetas sempre em ordem

Para ter gavetas organizadas, as divisórias internas são de grande ajuda, pois permitem rápida visualização. Ao armazenar peças finas, como camisetas e lenços, enrole-as para economizar espaço. Ao guardar roupas de cama, agrupe os itens por jogos. Dentro do closet, é interessante dispor aromatizantes em sachê entre as gavetas, para que as peças fiquem perfumadas.

Gavetas do closet em ordem – CIMA

Sapatos e bolsas

Recomenda-se ter uma parte do armário com prateleiras reservadas para deixar bolsas e sapatos à mostra. No caso dos sapatos, armazene-os por ordem de uso, enfileirando pares na frente e ao fundo, para assim alinhar mais itens no mesmo espaço. Por sua vez, calçados de festa podem ficar em uma parte mais alta, já que são pouco utilizados.

Marcas e desgastes internos em bolsas são evitáveis utilizando bolas de papel dentro delas, para que estejam sempre cheias. Aqui também vale guardar as peças por frequência de uso, deixando as preferidas em local mais fácil de alcançar. Se o closet não possui prateleiras para as bolsas, é possível pendurá-las, mas sempre se certificando de que o material do cabide não estragará a peça e cuidando para deixá-las espaçadas entre si.

Acessórios

Ao organizar o closet, os itens menores podem ser os mais difíceis de manter arrumados. Por isso, invista em caixas e cestos, separando as peças de maneira prática e com fácil visualização. Assim, você pode dispor as joias, relógios, cintos e óculos de sol em caixas próprias, economizando espaço.

Com essas dicas, você ganha tempo ao começar o dia e mantém o closet sempre organizado.

Leia também: Como ter um apartamento mais confortável

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.