Bastante comentado nos últimos meses, o metaverso é um conceito que propõe novas possibilidades no ambiente digital. O crescimento das interações entre o mundo físico e o virtual influencia o desenvolvimento de tecnologias para aumentar a conectividade e facilitar o cotidiano. Confira o que é o metaverso e como o setor imobiliário irá se desenvolver nesse contexto.
Metaverso
Metaverso é o termo usado para um espaço virtual coletivo. Ele já está inserido na tecnologia há algum tempo, como nos ambientes de jogos online e até mesmo nas redes sociais, pois esses permitem o relacionamento dentro do meio digital.
Nesse cenário, as tecnologias de experiências imersivas oferecem possibilidades de um espaço interativo ainda mais complexo. Com a realidade virtual, empresas já exploram novas formas de estar presentes para o cliente. No setor imobiliário, por exemplo, é possível fazer tours online, que permitem conhecer os empreendimentos em detalhes e a distância, por meio do smartphone ou de óculos VR.
Novas possibilidades para o setor imobiliário
O setor imobiliário é um dos mercados que despertam mais interesse em relação ao uso do metaverso, o que inclui até a compra de imóveis virtuais, em crescente demanda.
Para se ter uma ideia, a construtora digital Meta Residence anunciou recentemente que irá comercializar uma mansão física e sua réplica exata no metaverso. O imóvel estará localizado em Miami e a versão virtual em NFT (um tipo de token criptográfico) estará no ambiente do game The Sandbox. Por meio de seus avatares, pessoas poderão interagir a distância na mansão, recebendo convidados do mundo todo.
O metaverso é certamente um conceito que irá se desenvolver bastante no mercado e mais aplicações devem surgir nos próximos anos, por conta do seu potencial de investimento.
Leia mais: Tendências para as casas do futuro
Valtair Francisco Nunes de Brito diz:
Quero construir um galpão no metaverso. Earth .2
Cima Empreendimentos diz:
Que legal, Valtair!