O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e relembra a importância de uma atitude consciente em relação aos recursos naturais. Nesse sentido, todos podem contribuir para um mundo melhor fazendo adaptações simples no cotidiano. Confira a seguir algumas sugestões de hábitos sustentáveis para preservar a natureza.
Gaste menos água
Estima-se que com a crescente demanda a falta de água irá afetar cerca de 5 bilhões de pessoas no mundo até 2050. Para tentar reverter essa situação, é possível adotar atitudes diárias visando a economia de recursos naturais:
- Mantenha a torneira fechada sempre que possível
- Tome banhos mais curtos
- Evite usar a mangueira
- Invista em sistemas de reaproveitamento de água da chuva
Diminua o uso de papel
Para produzir uma tonelada de papel, é preciso cortar aproximadamente onze árvores. Porém, é fácil substituir o papel no cotidiano por recursos digitais, sendo possível solicitar o recebimento de documentos e boletos bancários via e-mail. Caso realmente precise usar papéis, utilize marcas que garantam na embalagem a prática de reflorestamento.
Economize energia elétrica
Entre os hábitos sustentáveis que podem ser incluídos na rotina, diminuir o uso de energia elétrica é benéfico para o meio ambiente e a economia doméstica. Assim, prefira eletrodomésticos com certificação de eficiência energética e utilize lâmpadas de LED na iluminação da casa. Outras formas de contribuir para a economia de energia são:
- Só mantenha os eletrodomésticos conectados à tomada quando estiverem em uso
- Use o ar-condicionado com moderação
- Evite deixar o chuveiro elétrico ligado por muito tempo
- Espere juntar uma boa quantidade de roupas sujas antes de lavá-las
Confira também o que é uma casa inteligente
Separe o lixo
Separar o lixo corretamente é um dos hábitos sustentáveis mais importantes para o meio ambiente, pois os resíduos têm enorme impacto nas mudanças climáticas globais. Uma maneira de ajudar a preservar a natureza é fazer o descarte adequado do lixo, separando-o entre materiais orgânicos, papel, plástico, metal e eletrônicos.