Como ter uma rotina saudável

Sonhar é Viver Família praticando rotina saudável

Ter hábitos saudáveis é essencial para manter o bom funcionamento da mente e do corpo. Eles proporcionam, por exemplo, mais bem-estar e disposição para cumprir as tarefas do dia. Neste post, listamos cinco dicas para quem deseja manter uma rotina saudável.

1 – Durma bem

Quando dormimos, o organismo produz hormônios importantes que auxiliam no crescimento, na memória e no aprendizado. Por isso, boas noites de sono são fundamentais para quem busca uma rotina saudável. Por outro lado, dormir menos que o necessário pode aumentar os níveis de estresse, cansaço e desconcentração.

Se você tem dificuldades para dormir bem, repense sua rotina de modo a priorizar o descanso e atenuar a ansiedade. Uma opção é reservar um momento da noite para se desconectar em um espaço mais escuro e com aromas relaxantes. Diminuir o ritmo próximo do horário de dormir ajuda a combater a insônia.

2 – Acorde cedo

sênior levantando da cama com disposição

Da mesma forma que dormir bem é importante, acordar cedo ajuda a estabelecer uma rotina produtiva. Caso você tenha o costume de se levantar tarde, procure gradativamente despertar antes do horário habitual. Pensar na sua rotina da manhã é uma ótima maneira de ter mais tempo nos primeiros momentos do dia e se sentir mais disposto.

3 – Faça exercícios

Casal praticando atividades físicas dentro de casa

Praticar atividades físicas com frequência proporciona vários benefícios para a saúde. Além de melhorar o condicionamento, os exercícios controlam a pressão arterial, aumentam a imunidade, combatem o estresse, aliviam dores e diminuem o risco de doenças. Para se sentir motivado, busque atividades prazerosas e seja consistente na frequência. Dessa maneira, seu organismo funcionará melhor e será possível perceber os resultados positivos na sua disposição. A Organização Mundial da Saúde recomenda pelo menos 150 minutos de exercícios semanais.

4 – Tenha uma alimentação saudável

Uma dieta balanceada é o melhor remédio para prevenir problemas de saúde em longo prazo. Inclua no seu cardápio uma variedade de alimentos, como grãos, vegetais, legumes, frutas, carnes magras, laticínios e azeite. Evite consumir produtos industrializados, como refrigerantes, doces e biscoitos ou sal em excesso. Uma dica para incorporar a alimentação saudável na sua rotina é preparar as próprias refeições, planejando as receitas com ingredientes e temperos naturais.

5 – Reserve um tempo para descansar

Mulher relaxando em casa

Em meio à rotina agitada, é essencial priorizar os momentos de descanso. Assim, reserve um tempo na agenda para atividades de lazer com os amigos e familiares. Além disso, tenha hobbies que ofereçam descanso mental, como ler, ouvir música, realizar alguma prática artística ou assistir a filmes. Por mais simples que pareçam, esses hábitos são essenciais para manter uma rotina saudável.

Leia também: Por que sorrir melhora a qualidade de vida

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.