Como aderir a novos hábitos

Sonhar é Viver Como inserir novos hábitos na rotina

Seja para aumentar a produtividade no trabalho, seja para começar um hobby, fazer alterações na rotina pode ser algo desafiador. A seguir, confira como aderir a novos hábitos de modo consistente.

Um hábito é estabelecido a partir de ações repetidas com frequência, como lavar as mãos. Alguns são benéficos, como se exercitar, mas outros precisam ser adaptados visando um cotidiano mais saudável. Para aderir a um novo hábito, especialistas defendem que é preciso praticá-lo continuamente por vinte e um dias: depois desse período começamos a internalizar a atividade. 

Estabeleça um objetivo

Muitas pessoas acreditam que para iniciar um novo hábito é necessário manter-se motivado, mas isso não acontecerá todos os dias. Assim, recomenda-se começar com algo simples e concreto. Por exemplo, se você deseja se alimentar de modo mais saudável, foque a princípio em preparar um jantar mais leve, em vez de mudar toda as refeições de uma só vez. Você pode ampliar os objetivos conforme se sentir confortável.

Bem-estar: dicas para uma alimentação saudável

Planeje-se

A importância de novos hábitos para a saúde

Para aderir a novos hábitos, algumas adaptações na rotina podem ser necessárias. Retomando o exemplo da alimentação, talvez seja preciso preparar com antecedência lanches mais saudáveis para levar ao trabalho. Com um pouco de planejamento, é mais fácil manter o objetivo proposto.

Tenha paciência

Ao aderir a novos hábitos, evite se cobrar excessivamente caso não consiga manter o programado. As mudanças propostas devem ser enxergadas como algo leve e positivo, para que não se tornem uma obrigação. Tenha em mente, além disso, que imprevistos podem comprometer seus planos em determinado dia, o importante é restabelecer o hábito assim que possível. 

Celebre as conquistas

Qualidade de vida e novos hábitos

No processo de aderir a novos hábitos, procure celebrar as conquistas, mesmo que pequenas. Uma sugestão é definir recompensas para quando você alcançar certas metas, como incentivo para seguir com os objetivos. Com paciência e determinação, é possível ter uma rotina mais saudável e positiva.

A CIMA Empreendimentos prioriza a qualidade de vida e hábitos mais saudáveis no cotidiano. 

Leia mais: Qualidade de vida: fatores que influenciam no bem-estar

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.