O mercado de luxo tem projeções positivas para 2024, segundo o True Luxury Global Consumer Insight 2023, pesquisa conduzida pelo Boston Consulting Group (BCG). Os dados revelam que os consumidores de produtos de luxo planejam aumentar o orçamento destinado à aquisição desses itens e investir ainda mais em experiências de alto padrão.
A pesquisa aponta, ainda, que os millennials e a geração Z devem compor 75% do público de luxo até 2026.
Próximos desafios
Uma das preocupações dos consumidores são as experiências digitais com as marcas de luxo. Cerca de 50% dos clientes estão insatisfeitos com o contato digital em geral, o que pode acarretar mudanças nesse sentido para os próximos anos.
Por isso a importância de uma estratégia, por parte dessas marcas, para utilizar soluções personalizadas, com o intuito de conquistar e fidelizar o público no canal digital e se conectar com as gerações mais jovens.
Leia também: Lançamentos de carros esportivos em 2023
A inteligência artificial
Ainda considerando as inovações em tecnologia, muitos executivos do setor de luxo estão apostando no uso de inteligência artificial, especialmente nas áreas de marketing e experiência do cliente. As novas ferramentas de IA vêm se tornando uma prioridade para oferecer oportunidades únicas e melhorar o tratamento em relação aos consumidores.
Em suma, a pesquisa do Boston Consulting Group aponta para um crescimento do mercado de luxo com influência do público mais jovem e da tecnologia, em favor de uma experiência de compra mais positiva.