Como escolher o tapete da sala

Arquitetura e Décor Sala predominantemente verde com tapete

Os tapetes agregam mais beleza à decoração de casa, além de auxiliarem no conforto térmico. Com a peça ideal, é possível renovar e conferir mais personalidade ao ambiente. Para acertar na composição, confira algumas dicas sobre como escolher o tapete da sala.

Tamanho ideal

O tapete deve servir como uma moldura para móveis e objetos, unindo esteticamente os componentes do local. Assim, a dimensão vai depender do tamanho do cômodo ou do espaço que se pretende delimitar.

Quanto ao uso na sala de estar, o indicado é que o tapete cubra toda a área de conversação, ficando embaixo do sofá e das poltronas laterais. Caso queira usar a peça sob a mesa de jantar, escolha um tapete grande o suficiente para permitir puxar a cadeira sem incômodo.

Formatos

tapete redondo em ambiente amplo e bem iluminado

Existem vários formatos de tapetes disponíveis no mercado: quadrados, retangulares, redondos e até com bordas irregulares. A sua escolha vai depender do estilo de decoração que se quer aplicar. As peças redondas, por exemplo, podem servir como pontos focais e dar mais dinamismo ao ambiente. Já os tapetes quadrados ou retangulares preenchem o cômodo de forma mais discreta, mas ainda sim compõem visualmente o espaço.

Cores

Poltrona com almofada amarelo em um cômodo com tapete

Para escolher entre estampas e cores diferentes, avalie se o tapete será o destaque do cômodo ou irá complementar outras peças. Isso porque é interessante manter certo equilíbrio, e nesse sentido as estampas funcionam melhor em espaços com móveis claros e neutros. Por sua vez, os tapetes escuros são mais indicados para ambientes grandes, já que podem interferir na sensação de amplitude do local. Na dúvida, as cores mais versáteis são branco, cinza e bege, pois harmonizam com qualquer decoração.

Materiais

O material do tapete também deve ser considerado na escolha da peça ideal. Os tecidos sintéticos, como o poliéster e o nylon, são muito versáteis por combinarem com vários estilos, enquanto a lã e o algodão são a escolha certa para aumentar a sensação de aconchego. As peças de crochê ou com vários tecidos podem compor uma decoração rústica.

Com essas dicas, os tapetes irão renovar a decoração da sua casa. Acompanhe o Instagram da Cima Empreendimentos para mais ideias!

Leia mais: Dicas para fazer uma decoração minimalista

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.