Dicas para fazer uma decoração minimalista

Arquitetura e Décor Sala de estar em decoração minimalista

O minimalismo é uma tendência que veio para ficar. A busca por simplicidade e elegância também pode se refletir nos ambientes, usando poucos elementos para compor o espaço. Confira algumas dicas e inspirações para fazer uma decoração minimalista.

O que é a decoração minimalista

A estética minimalista pode ser sintetizada pela premissa “menos é mais”. Assim, escolher bem os poucos elementos que irão compor o espaço resulta em simplicidade, conforto e organização, pois fica prático manter tudo no lugar. O minimalismo também é uma forma de incentivar o consumo consciente, fazendo com que viver com menos se torne um hábito não só na decoração, mas geral.

Para que a decoração minimalista agregue mais sofisticação e aumente o bem-estar nos ambientes, privilegie móveis e objetos com linhas retas e traçados geométricos, que incorporam a sensação de amplitude e leveza característica do estilo

Como usar a decoração minimalista

Vasos decorativos como parte da decoração

Para incorporar a decoração minimalista em sua casa, lembre-se que o intuito é garantir um espaço limpo e amplo, utilizando poucos elementos. Vale, inclusive, separar itens que não são essenciais e guardá-los ou doá-los. Avalie o que é mais funcional em seu cotidiano e utilize peças decorativas como cestos e caixas para armazenar pequenos objetos, o que auxilia na organização.

Também é importante analisar o espaço disponível e pensar em como melhorar a circulação do ambiente. Portanto, disponha os móveis de modo a deixar a parte central do cômodo livre. Caso esteja considerando adquirir móveis novos para harmonizar a decoração minimalista, procure uma mobília simples. Sofás e mesas com texturas neutras e linhas retas tendem a tornar o espaço mais contemporâneo e clean.

ambiente com decoração minimalista

No estilo minimalista, seguir um padrão de cores também auxilia na sensação de amplitude. Prefira tons básicos e neutros, como branco, cinza e bege e suas variações. Se quiser incrementar as cores do ambiente, é possível usar alguns tons mais escuros e sem textura para criar contraste, como preto, verde e azul. Essa é uma forma de variar as cores e agregar outros estilos, como o industrial e o escandinavo. 

Com essas dicas, você pode compor uma decoração minimalista e deixar a sua casa mais organizada e sofisticada. Para mais inspirações, acompanhe o Instagram da Cima Empreendimentos.

Leia também: Como decorar o quarto do casal

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.