O conceito de walkability, ou caminhabilidade, em português, é recente. Porém, está ganhando forças por levantar questões sobre sustentabilidade, acessibilidade e mobilidade urbana.
De modo geral, o conceito se refere à capacidade dos espaços públicos de permitir que as pessoas se locomovam com facilidade, e defende que as ruas devem ser ambientes para encontros e convivência.
Muitas cidades estão começando a incluir soluções de caminhabilidade em projetos a fim de promover ambientes mais seguros, com uma infraestrutura que incentive a mobilidade a pé, de bicicleta ou mesmo via transporte público, em detrimento do uso de carros e motos.
Walkability e a relação com o imóvel
Um dos fatores a se considerar na compra de um imóvel é a sua localização, que tem relação direta com a caminhabilidade. Regiões que oferecem facilidades como supermercados, escolas, atividades culturais e serviços variados contribuem para suprir as necessidades da rotina sem a necessidade de uso do automóvel. Além disso, empreendimentos mais bem localizados tendem a uma alta valorização em médio e longo prazo.
Com tudo isso, regiões com boa caminhabilidade contribuem para que os moradores tenham uma melhor qualidade de vida. Entre as muitas vantagens do conceito estão os benefícios para a saúde mental, a sustentabilidade, o consumo consciente no comércio local e a prática de uma atividade, já que o objetivo é facilitar a caminhada e os trajetos de bicicleta.
Leia também: Mais qualidade de vida em Curitiba