Patrimônios históricos de Curitiba

CIMA Empreendimentos Curitiba, uma das melhores cidades do País para se viver

Considerada uma das melhores cidades do País para se viver, Curitiba se destaca pela sua rica cultura. A capital paranaense, que abriga vários residenciais da CIMA Empreendimentos, possui diversas opções de parques, museus e construções que revelam o desenvolvimento da cidade ao longo dos anos. Confira alguns patrimônios históricos de Curitiba.

Catedral Basílica de Curitiba

Catedral Basílica de Curitiba

Localizada na região central, em frente à praça Tiradentes, a Catedral Basílica de Curitiba foi erguida em 1893, sendo a igreja matriz da cidade. Dedicada a Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, padroeira da cidade, a construção possui estilo neogótico e seu interior impressiona pela beleza e pelos detalhes que valem a visita.

Confira também cinco curiosidades sobre Curitiba

Teatro Guaíra

Teatro Guaíra em Curitiba

O Teatro Guaíra é um dos principais espaços culturais da cidade e também fica no Centro. Inaugurado em 1884, ele foi revitalizado na década de 1950 em comemoração ao centenário da Emancipação Política do Paraná. O edifício é uma referência em arquitetura modernista paranaense e recebe espetáculos de teatro, música e dança. 

Vantagens de morar em Curitiba

Paço da Liberdade

Paço da Liberdade

O Paço da Liberdade fica na Praça Generoso Marques, no centro da cidade, e faz parte da história de Curitiba por ter sido a sede da prefeitura entre 1916 e 1969. Mais tarde, a construção abrigou também o Museu Paranaense, até 2002. Depois de alguns anos fechado, o Paço foi revitalizado e reinaugurado em 2009, quando passou a ser administrado pelo SESC Paraná. Atualmente, é um centro cultural que abriga exposições, espetáculos, cursos, um café e uma biblioteca.

Passeio Público de Curitiba

Passeio Público de Curitiba

O Passeio Público, inaugurado em 1886, é o parque mais antigo da cidade. Seu icônico arco da entrada foi inspirado nas construções francesas da época. Projetado inicialmente para conter as enchentes na região, o Passeio é hoje um dos principais pontos turísticos da cidade. Tendo abrigado uma das sedes do Zoológico de Curitiba até 1980, o local atualmente ainda preserva uma variedade de aves, mamíferos e répteis.

Além desses, Curitiba possui vários outros patrimônios históricos que fazem jus à beleza da cidade e merecem ser visitados!

Leia mais: Conheça os empreendimentos da CIMA em Curitiba

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.