Práticas para fortalecer a mente

Sonhar é Viver Dicas para fortalecer a mente

Para manter o bem-estar, é importante priorizar o autocuidado, os exercícios físicos e uma boa alimentação. Além disso, existem ações específicas que ajudam a preservar a atividade cerebral e o raciocínio. Conheça algumas práticas para fortalecer a mente, ser mais produtivo e envelhecer com saúde!

A rotina agitada em que vivemos exige que nosso cérebro lide com um número muito alto de informações. Em paralelo, um estudo publicado pelo The Wall Street Journal estima que tomamos cerca de 35 mil decisões por dia, que envolvem desde escolhas simples, como o que comer ou o que vestir, até questões complexas do âmbito profissional.

Em meio a esse grande fluxo, é necessário tomar alguns cuidados para preservar as funções cerebrais e garantir efetividade nas atividades cotidianas. Confira a seguir!

Durma o suficiente

Muitos estudos já comprovaram que o sono é primordial para fortalecer a mente. Isso porque é nesse momento que o cérebro fixa as informações recebidas ao longo do dia, para que possamos acessá-las com mais facilidade posteriormente.

Além disso, garantir uma boa noite de sono também é importante para a renovação das células e o descanso muscular. Em geral, recomenda-se dormir oito horas por noite.

Confira também: Como ter uma boa noite de sono

Insira mudanças na rotina

Como fortalecer a mente no dia a dia

A mente precisa de estímulos novos para exercitar as conexões neurais, o que impacta positivamente a produtividade e o relaxamento. Para que isso aconteça, é interessante inserir com certa frequência pequenas mudanças na rotina.

Uma sugestão é se propor novos hábitos simples, como se levantar mais cedo pela manhã ou comer frutas no lanche da tarde. Outra dica para fortalecer a mente é se dedicar a um novo hobby, como tocar um instrumento ou praticar um esporte.

Saiba mais sobre como aderir a novos hábitos.

Estimule o raciocínio

Estimule o raciocínio para fortalecer a mente

Em meio à rotina, é comum ter a sensação de que vivemos em “modo automático”, sem consciência plena de coisas simples, como o trajeto para o trabalho ou o que comemos no último jantar. Uma das causas possíveis é a intermediação da tecnologia. Assim, para que o cérebro se mantenha estimulado, procure realizar mais atividades analógicas, como dirigir sem o GPS, fazer cálculos mentalmente, memorizar preços no supermercado ou comer com a TV desligada, por exemplo.

Além das dicas acima, a leitura é uma ótima maneira de fortalecer a mente, assim como palavras cruzadas, xadrez, quebra-cabeças e sudoku, que são divertidos e influenciam positivamente a saúde cerebral.

A CIMA Empreendimentos valoriza a qualidade de vida nos seus projetos, por isso incentiva as práticas físicas e de autocuidado.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.