Como ter uma boa noite de sono

Sonhar é Viver Homem tendo uma boa noite de sono - CIMA

O sono interfere diretamente na qualidade de vida das pessoas, impactando na disposição e na produtividade ao longo do dia. Assim, é muito importante adotar hábitos regulares de descanso, evitando problemas de saúde em longo prazo.

Importância de uma boa noite de sono para a saúde

Nosso organismo repõe as energias gastas ao longo do dia através de uma alimentação balanceada e do sono. Ao dormir pelo menos oito horas por dia, o corpo descansa e faz nossa manutenção física e mental, equilibrando os sistemas imunológico, endócrino e neurológico, bem como outras funções. Uma noite de sono insuficiente, por outro lado, diminui a concentração e a produtividade e com o tempo pode acarretar problemas como obesidade, diabetes, hipertensão, ansiedade e perda de memória.

Como se vê, noites de sono restauradoras influenciam no bem-estar geral, evidenciando a importância de manter bons hábitos. Para quem tem dificuldade de dormir, listamos algumas sugestões que podem ajudar o corpo a relaxar para uma boa noite de sono, confira:

Como dormir melhor

mulher lendo antes de dormir para uma boa noite de sono - CIMA

Durma no mesmo horário todos os dias

Manter uma rotina à noite traz diversos benefícios. Como parte dela, procure dormir sempre no mesmo horário e de forma a somar oito horas de sono por noite, mesmo nos fins de semana. Para isso, você pode programar um lembrete perto do horário de dormir, para que seu organismo entenda que é momento de descansar. Já para acordar na hora certa, uma dica é colocar o despertador longe da cama, de modo que você tenha que se levantar para desativá-lo.

Desligue os aparelhos eletrônicos

As luzes da televisão, do computador e do celular interferem no descanso, pois esse tipo de iluminação reduz a produção do hormônio responsável pela regulação do sono. Portanto, busque desligar os aparelhos eletrônicos cerca de trinta minutos antes de ir para a cama. Durante esse tempo, faça alguma atividade tranquila, como ler um livro ou anotar as tarefas do dia seguinte.

Mantenha o conforto

Um quarto mais confortável pode melhorar a noite de sono. Nesse sentido, é interessante investir em um espaço agradável, com travesseiros adequados, uma roupa de cama aconchegante e até mesmo um aromatizador de ambientes. Também deve-se levar em consideração a importância do conforto acústico em sua residência. Se for necessário, é possível utilizar um tampão de ouvidos para dormir melhor.

Para mais dicas de bem-estar e saúde, acompanhe o Instagram da Cima Empreendimentos.

Leia também: Rotina da manhã: dicas para começar bem o dia

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.