Previna-se no Novembro Azul

Sonhar é Viver A importância do Novembro Azul

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (17/11) faz parte da campanha Novembro Azul, que enfatiza a importância da prevenção contra a doença. Saiba mais a seguir!

Novembro Azul

A iniciativa Novembro Azul foi lançada no Brasil pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com inspiração em uma campanha australiana e no movimento mundial Outubro Rosa. Ela é voltada para que o público masculino adquira o hábito de realizar exames médicos preventivos para detectar o câncer de próstata nos estágios iniciais. Um dos principais intuitos da ação é naturalizar a conversa sobre os métodos de prevenção contra a doença, ainda considerados um tabu para muitos homens.

Prevenir é a melhor opção

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata representa quase 30% dos casos oncológicos em homens. Por outro lado, quando diagnosticado precocemente, tem até 95% de chances de cura. Por isso é importante reforçar a necessidade de ir ao médico regularmente para realizar os exames preventivos a partir dos 45 anos, se há fatores de risco, ou dos 50 anos, sem esses fatores.

Leia também: Motivos para ter um estilo de vida saudável

Além do exame preventivo, outros hábitos contribuem para a evitar o câncer de próstata. Assim, procure manter uma dieta nutritiva e saudável, evitando alimentos gordurosos e ultraprocessados. Busque, ainda, realizar atividades físicas diariamente por pelo menos trinta minutos.

Entre os fatores que agravam o risco de câncer e de outras doenças, destacamos o consumo de álcool e o tabagismo, portanto é muito importante evitar esses hábitos na rotina. Manter um cotidiano saudável ajuda a garantir melhor qualidade de vida, beneficiando o corpo e a mente.

A CIMA Empreendimentos apoia o Novembro Azul. Cuide-se!

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.