Como escolher a iluminação ideal para cada ambiente

Arquitetura e Décor iluminação ideal na sala de estar - CIMA

Uma iluminação adequada pode realçar a decoração e oferecer mais conforto visual para os ambientes, transmitindo sensações diferentes em cada cômodo. Para que você acerte nas escolhas, listamos aqui algumas dicas e inspirações, confira.

De acordo com alguns arquitetos, um dos erros mais comuns quando o assunto é a iluminação dos ambientes é criar pontos de luz em excesso, além de escolher peças e lâmpadas de tipos diferentes. Ao projetar a iluminação de uma casa ou apartamento, deve-se também pensar nos hábitos diários dos moradores.

Tonalidade da iluminação

A tonalidade das luzes representa um fator essencial na proposta dos ambientes. A iluminação branca ou neutra é indicada para locais que necessitam de concentração, como o escritório, a sala de estudos e a cozinha. Já as tonalidades amarelas transmitem mais conforto, ótimas para ambientes de descanso como quartos e salas.

Iluminação para cada ambiente

Salas

Na sala de estar, o indicado é uma iluminação suave, centralizando no cômodo um ponto com luz amarela. Dessa maneira, o espaço irá transmitir uma sensação agradável, que convida as pessoas ao relaxamento. Se você deseja valorizar a decoração, acrescente luzes indiretas com luminárias. Evite, porém, direcionar a iluminação para o sofá ou os aparelhos eletrônicos. Do contrário você pode causar desconforto visual para quem está sentado, bem como gerar reflexos ou danificar os equipamentos.

sala de jantar com iluminação ideal

Para a sala de jantar, a atenção deve ser a mesa de refeições, destacando os alimentos e a decoração. Assim, utilize uma luminária central instalada a uma distância mínima de 90 cm do tampo. Uma opção interessante para gerar mais conforto visual na sala de jantar é colocar dois focos de luz acima da mesa, criando assim um ambiente intimista.

Quartos

quarto e suíte com iluminação ideal - CIMA

Ao projetar a iluminação do quarto, a prioridade é criar um espaço para relaxamento e descanso. Nesse sentido, invista em uma luz central de cor quente. Uma tendência é aumentar a distribuição dos pontos de luz do dormitório, mesmo que de maneira indireta. Para isso, instale arandelas em cada lado da cama ou destaque o closet, os armários ou a penteadeira com spots em pontos estratégicos.

Para quartos de crianças, o indicado é uma iluminação que estimule a concentração e o gasto de energia durante o dia, com pontos de luz suaves para um efeito calmante à noite. É possível garantir essa transição com um sistema de dimerização ou tecnologias de iluminação inteligente. Uma alternativa é abrir uma exceção em relação às orientações gerais e utilizar lâmpadas de tons diferentes, usando um foco centralizado de luz branca em conjunto com abajures de luz amarelada. Para agregar um aspecto lúdico ao quarto das crianças, acrescente lâmpadas coloridas.

Cozinha

cozinha moderna com iluminação perfeita - CIMA

A iluminação da cozinha deve ser voltada para oferecer mais funcionalidade. Por isso, acrescente lâmpadas de tons frios para visualizar melhor o preparo dos alimentos. As luzes frias também auxiliam a perceber a sujeira, o que é muito útil para manter a higiene na cozinha e na área gourmet.

Banheiro

Banheiro e lavabo com perfeita iluminação - CIMA

Os banheiros também necessitam de bastante claridade, porém é interessante pensar na luz mais adequada para os espelhos. Assim, coloque pontos de iluminação laterais ao reflexo, evitando criar áreas de sombra no rosto no momento de aplicar a maquiagem ou fazer a barba, por exemplo.

É interessante analisar dentro da sua rotina qual é a principal função de cada cômodo e dessa maneira adaptar a iluminação de acordo com as suas demandas e preferências. Com essas dicas, sua casa será um espaço ainda mais aconchegante e confortável.

Leia também: Dicas para usar cores na decoração

Escritório

Se você tem um espaço reservado para trabalhar em casa, o ideal é utilizar luzes brancas e neutras. A decoração pode ser complementada por luminárias ou abajures.

Corredores e halls

Nesses ambientes, a cor da luz não é o principal aspecto a considerar, o mais importante é a harmonia e o movimento, por ser um ambiente de passagem. O uso de spots, abajures, fitas de LED ou arandelas é o mais indicado nesses locais.

Em suma, é interessante analisar dentro da sua rotina qual é a principal função de cada cômodo e dessa maneira adaptar a iluminação de acordo com suas demandas e preferências. Com essas dicas, sua casa será um espaço ainda mais aconchegante e confortável.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.