Uma iluminação adequada pode realçar a decoração e oferecer mais conforto visual para os ambientes, transmitindo sensações diferentes em cada cômodo. Para que você acerte entre as várias opções existentes, listamos aqui algumas dicas e inspirações de como escolher a iluminação ideal, confira.
De acordo com alguns arquitetos, um dos erros mais comuns quando o assunto é a iluminação dos ambientes é criar pontos de luz em excesso, além de escolher peças e lâmpadas de tipos diferentes. Ao projetar a iluminação de uma casa ou apartamento, deve-se também pensar nos hábitos diários dos moradores.
Tonalidade da iluminação
As cores das luzes representam um fator essencial na proposta dos ambientes. A iluminação branca ou neutra é indicada para locais que necessitam de concentração, como o escritório, a sala de estudos e a cozinha. Já as tonalidades amarelas transmitem mais conforto, ótimas para ambientes de descanso como quartos e salas.
Iluminação para cada ambiente
Salas
Na sala de estar, o indicado é uma iluminação suave, centralizando no cômodo um ponto com luz amarela. Dessa maneira, o espaço irá transmitir uma sensação agradável, que convida as pessoas ao relaxamento. Se você deseja valorizar a decoração, acrescente luzes indiretas com luminárias. Evite, porém, direcionar a iluminação para o sofá ou os aparelhos eletrônicos. Do contrário você pode causar desconforto visual para quem está sentado, bem como gerar reflexos ou danificar os equipamentos.

Para a sala de jantar, a atenção deve ser a mesa de refeições, destacando os alimentos e a decoração. Assim, utilize uma luminária central instalada a uma distância mínima de 90 cm do tampo. Uma opção interessante para gerar mais conforto visual na sala de jantar é colocar dois focos de luz acima da mesa, criando assim um ambiente intimista.
Quartos

Ao projetar a iluminação do quarto, a prioridade é criar um espaço para relaxamento e descanso. Nesse sentido, invista em uma luz central de cor quente. Uma tendência é aumentar a distribuição dos pontos de luz do dormitório, mesmo que de maneira indireta. Para isso, instale arandelas em cada lado da cama ou destaque o closet, os armários ou a penteadeira com spots em pontos estratégicos.
Para quartos de crianças, o indicado é uma iluminação que estimule a concentração e o gasto de energia durante o dia, com pontos de luz suaves para um efeito calmante à noite. É possível garantir essa transição com um sistema de dimerização ou tecnologias de iluminação inteligente. Pode-se ainda investir em um foco centralizado de luz branca, em conjunto com abajures de luz amarelada. Para agregar um aspecto lúdico ao quarto das crianças, acrescente lâmpadas coloridas.
Cozinha

A iluminação da cozinha deve ser voltada para oferecer mais funcionalidade. Por isso, acrescente lâmpadas de tons frios para visualizar melhor o preparo dos alimentos. As luzes frias também auxiliam a perceber a sujeira, o que é muito útil para manter a higiene na cozinha e na área gourmet.
Banheiro

Os banheiros também necessitam de bastante claridade, porém é interessante pensar na luz mais adequada para os espelhos. Assim, coloque pontos de iluminação laterais ao reflexo, evitando criar áreas de sombra no rosto no momento de aplicar a maquiagem ou fazer a barba, por exemplo.
É interessante analisar dentro da sua rotina qual é a principal função de cada cômodo e dessa maneira adaptar a iluminação de acordo com as suas demandas e preferências. Com essas dicas, sua casa será um espaço ainda mais aconchegante e confortável.
Leia também: Dicas para usar cores na decoração