Como usar quadros na decoração?

Arquitetura e Décor o uso de quadros na decoração de ambientes - CIMA

Para quem busca levar mais cor aos ambientes de casa ou mesmo agregar a eles mais personalidade, os quadros são a pedida certa. Embora colocá-los pareça intuitivo, algumas dicas podem ajudar a usar quadros na decoração de modo que valorizem o espaço. Confira a seguir como fazer a escolha certa.

Escolha quadros que harmonizem com seu estilo

Do estilo de decoração clássico ao moderno, os quadros podem dar o tom que você preferir ao ambiente. E saiba que não é necessário investir em uma obra única, feita por um artista, embora isso garanta um ar sofisticado ao local. Atualmente encontramos diversas opções de quadros com desenhos ou frases impressas em papel especial ou telas básicas.

O importante aqui é que os quadros complementem o estilo do cômodo da melhor maneira. Por exemplo, se o ambiente for clássico, as obras tradicionais são mais adequadas. Se o cômodo for neutro ou moderno, os desenhos geométricos, as paisagens e as fotografias harmonizam bem. Caso você já tenha um acervo de quadros, é possível dar outro aspecto a eles trocando as molduras.

Explore diferentes cômodos

quarto com quadros na decoração - CIMA

Os quadros decorativos são muito bem-vindos em todos os ambientes: a sala de estar, os quartos, a cozinha e até mesmo os banheiros. Os corredores são outra ótima opção para soltar a imaginação em uma sequência de quadros.

Considere a altura ideal

A medida indicada para pendurar os quadros é de 1,60 m, contando do chão até o centro da peça. Essa distância, na altura dos olhos, permite que as pessoas possam apreciar a obra de maneira confortável. Se os quadros estiverem próximo a móveis, como sofás ou aparadores, a distância deve ser de pelo menos 25 cm a partir do objeto. Para escadas, a disposição dos quadros deve acompanhar a inclinação dos degraus.

quadros na decoração da sala e outros cômodos - CIMA

Como pendurar os quadros

Para quem prefere não danificar a parede com pregos, é possível pendurar as peças com fitas dupla face específicas, mas isso é indicado apenas para molduras leves que não tenham vidro. Outra tendência que ganha visibilidade é, em vez de pendurar os quadros na parede, deixar as obras apoiadas diretamente no chão ou em prateleiras. Esta é uma maneira moderna, prática e flexível de dispor as obras.

Use a criatividade para acrescentar os quadros na decoração

quadros na decoração de home office - CIMA

Caso você queira fazer uma composição de imagens, existem diversas maneiras de acrescentá-las à decoração. É possível montar uma pequena galeria, dispondo as peças alinhadas ou brincando com as alturas e tamanhos de moldura. Caso tenha, ouse em obras de formatos e cores irregulares, criando a combinação que preferir.

Para mais ideias e inspirações para decorar a sua casa, acompanhe o Instagram da Cima Empreendimentos.

Leia também: Home office: dicas de decoração

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.