Atualmente, a integração da tecnologia no ambiente doméstico é cada vez mais comum. Além da praticidade, existem outros atrativos que fazem com que muitas pessoas invistam na automação do lar. Conheça algumas das funções mais utilizadas nas casas inteligentes.
Integração de dispositivos
Uma das principais vantagens da automação residencial é a possibilidade de integrar os diversos dispositivos, o que resulta em comodidade e eficiência. É possível, por exemplo, parear diferentes aparelhos de som na casa via voz ou smartphone, bem como ativar conjuntos de luzes de uma só vez. Essa integração pode ser feita via Wi-Fi, mesmo em casas que não possuem uma central de controle.
Controle de temperatura
O controle de temperatura dentro de casa é um dos aspectos facilitados pelas tecnologias de automação. Com os novos modelos de ar-condicionado ativados via smartphone, o ajuste da temperatura é simples, cômodo e pode ser realizado a distância.
Leia também: A importância do conforto termoacústico
Cuidados com a saúde
Nos últimos anos, o bem-estar nos ambientes passou a ser uma prioridade. Com isso, observa-se uma maior procura por dispositivos domésticos voltados à saúde dos moradores. Purificadores de ar, filtros de água modernos e outros produtos com potencial bactericida estão cada vez mais integrados nas casas inteligentes. A diversidade de aparelhos tecnológicos para a prática de exercícios físicos dentro de casa é outro indício das tendências do setor.
Reforço da segurança
Desenvolvidos para garantir a segurança dos moradores, os sistemas de monitoramento smart são cada vez mais buscados por quem deseja proteger a casa e os familiares. Com a facilidade de acesso e instalação, muitas pessoas passaram a priorizar tecnologias que possibilitam monitorar os ambientes por meio do celular, bem como acionar ajuda remotamente.
Essas funcionalidades são alguns exemplos das novas tecnologias que tornam as casas inteligentes ainda mais agradáveis e seguras.