Atualmente, é possível automatizar diversas tarefas do cotidiano utilizando a tecnologia, e na rotina de casa não é diferente. Muito popular nos Estados Unidos, a tendência de utilizar dispositivos de automatização ganha cada vez mais espaço no Brasil. Confira neste post o que é uma casa inteligente e como o conceito pode agregar mais comodidade e segurança ao lar.
O que é uma casa inteligente?
A casa inteligente tem como princípio utilizar a tecnologia para facilitar o cotidiano, otimizar recursos e oferecer mais segurança e tranquilidade no dia a dia. Para isso, são integrados ao imóvel dispositivos necessários para o controle remoto das funções, como iluminação automática, acionamento de eletrodomésticos e assistente virtual.
Como funciona essa tecnologia?
Através de conexão via Wi-Fi ou Bluetooth, é possível integrar os aparelhos inteligentes, centralizando-os em um único servidor, que fará a coleta e troca de informações para viabilizar a automatização. Dessa maneira, os moradores podem controlar, programar e gerenciar os dispositivos remotamente.
Vantagens de investir em uma casa inteligente
Praticidade
Com as tecnologias de automatização, os moradores podem acionar lâmpadas mesmo estando fora de casa e fazer o controle térmico dos cômodos por meio de um aplicativo no smartphone, bem como colocar música e ligar eletrodomésticos na cozinha por comando de voz. Atualmente, existem inúmeras possibilidades de aparelhos que podem transformar completamente o cotidiano doméstico.
Segurança
Uma das principais vantagens de ter uma casa inteligente é contar com um sistema de segurança automatizado. É possível, por exemplo, integrar dispositivos como câmeras, fechaduras eletrônicas, sensores de movimentação e outros itens para o monitoramento remoto.
Sustentabilidade
Uma das metas das tecnologias de automação é otimizar o uso de água e energia elétrica. Assim, a sustentabilidade é outro ponto relevante de uma casa inteligente, pois contribui para que os moradores façam um uso mais consciente dos recursos.
Leia também: Automação residencial: conheça as novas tecnologias