O quarto da criança é um dos principais cômodos em que ela irá aprender e se desenvolver, e a decoração desse ambiente pode ser feita de modo que estimule a autonomia infantil. Pensando nisso, incorporar o método Montessori na decoração é uma alternativa interessante para ter um dormitório bonito e educativo. Conheça alguns aspectos presentes na decoração montessoriana.
Método Montessori
O método educacional elaborado pela pedagoga Maria Montessori é caracterizado pela ênfase na autonomia infantil, priorizando o desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e pedagógicas da criança. Essa metodologia possui cinco pilares principais: autoeducação, educação como ciência, educação cósmica, ambiente preparado e adulto preparado.
Decoração Montessori
O pilar “ambiente preparado” do método Montessori se refere à criação de um espaço que as crianças possam utilizar livremente, sem a necessidade do atendimento do adulto. Um dos elementos que caracterizam um quarto alinhado à metodologia, por exemplo, é a mobília posicionada na altura da criança, para que ela possa ter mais autonomia para explorar o espaço.
Nesse sentido, alguns aspectos da decoração de um quarto montessoriano são as camas baixas, os brinquedos à disposição da criança e nichos posicionados de modo que o pequeno possa acessá-los.
Atividades para as crianças no condomínio
Como incorporar o método Montessori na decoração
Para compor um dormitório infantil utilizando o método Montessori, invista em uma cama em que a criança consiga se deitar e se levantar sozinha e em um guarda-roupas com algumas peças que o pequeno possa escolher para se vestir como desejar.
Além disso, outros objetos compõem a decoração montessoriana, como os espelhos, usados para que a criança possa aprender a se reconhecer. Dependendo da idade, é interessante incluir no ambiente uma barra fixada na parede, para que o pequeno possa ter auxílio para ficar em pé e, assim, aprender a andar.
Para que a criança possa reconhecer diferentes formas e texturas, os elementos sensoriais são muito importantes nesse contexto. Inclua na decoração do quarto brinquedos de tecidos diferentes e tapetes, que auxiliam na delimitação do espaço de brincadeiras.
A disposição dos brinquedos em um ambiente que incorpora o método Montessori precisa priorizar a autonomia da criança, de modo que ela tenha acesso ao que desejar. Para isso, coloque no quarto nichos com poucos brinquedos, para que o pequeno possa aproveitar ao máximo cada objeto sem perder o interesse, e mude as peças a cada 15 dias.
Como decorar um canto de leitura
Na decoração do dormitório Montessori, é essencial fazer do ambiente um local seguro para a criança, de modo que ela possa circular e aprender. Por isso, evite elementos com quinas, esconda e proteja as tomadas e fixe quadros na parede utilizando fitas dupla face em vez de pregos.
Aplicar o método Montessori na decoração certamente é uma maneira de incentivar o aprendizado da criança, em um cômodo bonito e aconchegante.