Bem-estar: dicas para uma alimentação saudável

Sonhar é Viver família preparando alimentação saudável juntas - CIMA

Ter uma alimentação saudável é essencial para garantir mais qualidade de vida. Além de fornecer energia e bem-estar geral, refeições adequadas ajudam a prevenir e combater doenças, melhoram o funcionamento do organismo, aumentam a disposição e auxiliam na perda de peso.

Além de manter uma alimentação adequada, é importante exercitar-se com frequência e ingerir pelo menos dois litros de água diariamente. Se você deseja dar o primeiro passo para uma vida mais saudável, confira a seguir cinco dicas para melhorar os seus hábitos alimentares.


1 – Fuja dos industrializados

Os alimentos industrializados fazem mal à saúde porque recebem adição de sal, gordura e açúcar em quantidades maiores do que as indicadas para uma dieta saudável. Além disso, eles passam por processos que removem a maior parte do seu valor nutricional. Para refeições balanceadas, consuma itens frescos, como frutas, legumes e grãos, obtendo assim uma diversidade de fibras, vitaminas e minerais. 

2 – Prepare suas refeições

Ao preparar as suas refeições, você evita a tentação de comer alimentos gordurosos, além de economizar dinheiro. Integrar esse hábito à rotina é um grande passo para ter uma dieta mais saudável. Ao planejar as receitas, escolher e preparar os ingredientes, você tem o controle sobre uma alimentação ideal, sem perder o prazer da refeição.

3 – Monte um prato colorido

Alimentação saudável, refeição com frango e salada – CIMA

A recomendação dos nutricionistas é variar ao máximo as cores dos alimentos no prato. Isso significa, de modo geral, maior consumo de vitaminas e minerais diferentes, que se complementam nutricionalmente. O ideal é servir metade do prato com hortaliças e legumes e dividir a outra metade igualmente entre porções de carboidratos (arroz, batata etc.) e proteínas (carne, ovo, grãos).

4 – Busque o ambiente ideal

Na correria diária, muitas pessoas adquiriram o costume de comer rápido e aproveitar o tempo de almoço, por exemplo, para fazer outras coisas, como assistir à televisão ou usar o celular. Porém dessa maneira não é possível aproveitar adequadamente a refeição, o que pode dificultar inclusive o processo de digestão. Reserve tempo para estar presente enquanto come, sem outras distrações. Assim você vai apreciar mais os alimentos, mastigar corretamente e até se sentir satisfeito com uma menor quantidade de comida.

5 – Comprometa-se a ter uma alimentação saudável

Para adquirir hábitos alimentares mais saudáveis, é essencial ter em mente que a mudança depende apenas de você. Comprometa-se gradualmente a fazer melhores escolhas rumo a mais qualidade de vida. Converse com um nutricionista ou com amigos e familiares que estejam nesse mesmo processo, para compartilhar receitas e criar uma rede de apoio e motivação. Lembre-se que uma dieta adequada oferece muitos benefícios à saúde e previne doenças em médio e longo prazo.

Para mais dicas sobre bem-estar e qualidade de vida, acompanhe as redes sociais da Cima Empreendimentos.

Leia também: Qualidade de vida: fatores que influenciam no bem-estar

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.