Dicas para se exercitar em casa

Sonhar é Viver Mulher se exercitando em casa - CIMA

Para manter um estilo de vida saudável, é essencial praticar exercícios físicos com regularidade, mesmo sem ir à academia. Isso porque realizar atividades físicas é uma maneira de garantir inúmeros benefícios para o corpo e a mente. Se você deseja melhorar a qualidade de vida, confira as dicas para se exercitar em casa.

Exercitar-se é uma recomendação básica para prevenir o desenvolvimento de doenças, controlar os níveis de colesterol e combater problemas como ansiedade e depressão. Além disso, as atividades aumentam a massa muscular e ajudam a perder peso. Como muitas pessoas estão em casa neste período de pandemia, listamos algumas maneiras de se movimentar mesmo que seja na sala de estar.

1 – Faça exercícios com ajuda online

Atualmente é possível encontrar vários treinos em sites e aplicativos na internet, com atividades para vários gostos e níveis. Alongamentos, danças, exercícios de alto impacto ou séries de abdominais: é só escolher a prática que preferir. Caso sinta que é necessário, alguns instrutores oferecem acompanhamento remoto.

2 – Libere espaço na sala

Entre os diferenciais construtivos dos empreendimentos Cima, podemos listar as academias disponíveis nas áreas comuns. Elas são equipadas com uma variedade de aparelhos, ideais para que os moradores possam cuidar da saúde em um local adequado, sem precisar sair do residencial. Caso você não conte com essa possiblidade, uma alternativa é liberar espaço na sala ou em outro cômodo para ter mais mobilidade durante as atividades. De início, é interessante adquirir ao menos um tapete para exercícios e halteres, para que o treino seja mais efetivo. Você pode até usar o sofá como apoio para algumas atividades. Caso não haja muito espaço disponível, escolha atividades de movimentos menos expansivos, como ioga e pilates.

3 – Alongue-se

Homem assistindo video aula para se excercitar em casa - CIMA

Antes de começar a se exercitar em casa, é muito importante se alongar. Desenvolver a flexibilidade contribui para evitar lesões durante o treino e para o alinhamento e a postura. O indicado é fazer alongamentos antes do treino, para melhorar o desempenho, e depois, para prevenir dores musculares.

4 – Comece devagar

Com o alongamento concluído, é hora de colocar sua música preferida e começar o treino. Lembre-se que a frequência dos exercícios é mais importante para gerar resultados do que a força exigida ou a complexidade. Assim, respeite o seu tempo, fazendo pausas quando necessário. Principalmente, fique atento à qualidade e precisão dos seus movimentos, certificando-se de que estão sendo feitos da maneira correta. Durante o exercício, não se esqueça ainda de respirar e beber bastante água.

5 – Estabeleça uma rotina

Uma rotina de treinos correta intercala dias com mais intensidade e dias com menos, estimulando o metabolismo e a evolução muscular. Portanto, estabeleça uma rotina que alterne as atividades e trabalhe áreas diferentes do corpo. Exercitar-se frequentemente, em conjunto com uma dieta saudável, permite que você obtenha resultados consistentes.

Confira no blog da Cima Empreendimentos outras sugestões para ter mais qualidade de vida.

Leia também: Bem-estar: dicas para uma alimentação saudável

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.